Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

quarta-feira, 26 de julho de 2017

Recantos de Setúbal 02 - em torno de Ximenes

* Victor Nogueira

Neste troço entre as Ruas de Santa Catarina e De Trás da Guarda, onde houve o postigo homónimo na muralha medieval, e a actual Rua de Bocage, encontramos um local com ar rural, resguardado do bulício das artérias envolventes do Centro Histórico, constituído pelo Largo e pela Travessa do Ximenes. Quem tenha sido este Ximenes, desconheço. Ao contrário do que sucede noutros recantos da cidade medieval, o Largo do Ximenes não tem árvores nem bancos para os transeuntes repousarem, apenas automóveis que presumo sejam dos seus moradores, e as paredes encontram-se graffitadas. Neste "recanto" poderá incluir-se o espaço mais "urbanizado", da Rua De Trás da Guarda e entre o Palácio Salema e a Capela de S. Sebastião.


Rua De Trás da Guarda vista da Rua de Santa Catarina


Rua De Trás da Guarda, quando das obras de recuperação da Casa da Cultura


Casa da Cultura, na Rua De Trás da Guarda



(2017.06.25)


(2017.07.05)








fotos em 2017.07.25
salvo indicação em contrário





Rua Por Detrás da Guarda

fotos em 2017,06,25


A travessa do Pasteleiro, uma das estreitérrimas artérias da Setúbal medieval, liga a Rua de Santa Catarina ao Largo do Sapalinho, perto do antigo Largo do Sapal, actual Praça do Bocage, e da Ribeira do Paraíso (ou do Livramento), que actualmente corre encanada sob a Avenida 22 de Dezembro


Antiga Casa do Corpo da Guarda e Capela de S. Sebastião (Via Sacra)


Praça de Bocage - zona entre o Palácio Salema (a foto) e a Capela de S. Sebastião



 VER TAMBÉM



Sem comentários: