Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Kubrick: Um realizador que foi fotógrafo

Correio da Manhã - 12 Abril 2010 - 19h53
.

  Direitos Reservados / Correio da Manhã  Stanley KubrickStanley Kubric

 Um realizador que foi fotógrafo

Uma exposição em Milão exibirá uma colecção de cerca de 200 fotos capturadas entre 1945 a 1950 pelo realizador Stanley Kubrick.

Quando Kubrick fez 13 anos o seu pai ofereceu-lhe uma máquina fotográfica Leica III. A partir daí, o então jovem artista descobriu uma nova paixão que o levou aperfeiçoar-se na técnica e tendo posteriormente sido contratado pela revista ‘Look’ quando ainda tinha apenas 17 anos, pela intensidade das suas fotos.

Tendo permanecido na revista ‘Look’ durante cinco anos, acabou por vir a ingressar no mundo do cinema, deixando para trás a fotografia.
.
Um ano antes da sua morte, o organizador da exposição, Rainer Crone, foi ter com o realizador a pedir-lhe autorização para reunir o material necessário para a exibição e Kubrick ter-lhe-ía dito ‘tome o seu tempo e boa sorte’. 
.
Volvidos 12 anos, o resultado estará à vista no Palazzo della Ragione de Milão, de 16 de Abril a 4 de Julho.



I.C
.
.

Sem comentários: