Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Kubrick: Um realizador que foi fotógrafo

Correio da Manhã - 12 Abril 2010 - 19h53
.

  Direitos Reservados / Correio da Manhã  Stanley KubrickStanley Kubric

 Um realizador que foi fotógrafo

Uma exposição em Milão exibirá uma colecção de cerca de 200 fotos capturadas entre 1945 a 1950 pelo realizador Stanley Kubrick.

Quando Kubrick fez 13 anos o seu pai ofereceu-lhe uma máquina fotográfica Leica III. A partir daí, o então jovem artista descobriu uma nova paixão que o levou aperfeiçoar-se na técnica e tendo posteriormente sido contratado pela revista ‘Look’ quando ainda tinha apenas 17 anos, pela intensidade das suas fotos.

Tendo permanecido na revista ‘Look’ durante cinco anos, acabou por vir a ingressar no mundo do cinema, deixando para trás a fotografia.
.
Um ano antes da sua morte, o organizador da exposição, Rainer Crone, foi ter com o realizador a pedir-lhe autorização para reunir o material necessário para a exibição e Kubrick ter-lhe-ía dito ‘tome o seu tempo e boa sorte’. 
.
Volvidos 12 anos, o resultado estará à vista no Palazzo della Ragione de Milão, de 16 de Abril a 4 de Julho.



I.C
.
.

Sem comentários: