Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 16 de abril de 2010

“Histórias de Israel” em exposição

A Guarda
“Histórias de Israel” em exposição

Está patente ao público até ao dia 18 de Abril, no edifício dos Paços do Concelho da Guarda, uma exposição fotográfica intitulada “Histórias de Israel”.
.
A mostra que foi inaugurada na segunda-feira, dia 12 de Abril, na presença do Embaixador de Israel em Portugal, Ehud Gol, que naquele dia visitou a cidade da Guarda e foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal, Joaquim Valente, proporciona aos visitantes “uma viagem fotográfica ao interior e à alma da nação de Israel”.
.
“Qualquer pessoa que tente compreender o mosaico que é a sociedade israelita verificará que os seus elementos são surpreendentemente diferentes. Esta exposição dá-nos a oportunidade de explorar alguns desses elementos, capturados pelas lentes dos melhores fotógrafos do fotojornalismo e do documentário de Israel. E, nada melhor para o expor, do que estes homens e mulheres que, pela natureza da sua profissão, estão completamente sintonizados com o pulsar e com a essência de Israel”, lê-se no folheto alusivo à mostra.
.
Acrescenta que as imagens expostas “não seriam captadas pelos seus olhos numa visita casual ao país” e assinala que “a maior parte delas pode ser considerada atípica”. “Este projecto é uma tentativa de apresentar a única forma que os fotógrafos têm de construir uma história, escolhendo um ângulo extremo – por vezes bizarro – que depois clarifica a fotografia maior, usando as linhas laterais para realçar uma ideia que está nas entrelinhas. Este é o tipo de contador de histórias que a exposição pretende mostrar. Opostos, conflitos, contradições – tudo converge numa complexa e intrigante entidade: Israel”, refere o documento.
.
As imagens que integram a mostra “Histórias de Israel” são todas parte do “Testemunho Local” de exposições de fotojornalismo de anos recentes. Desde que foi lançada em 2003, a exposição anual evoluiu, tornando-se num dos eventos culturais mais relevantes de Israel. Todos os anos, a equipa editorial e o júri examinam cerca de 10.000 imagens apresentadas a concurso e executadas pelos melhores fotógrafos de jornais e revistas.
.
As 300 imagens vencedoras são compiladas numa retrospectiva fotográfica dos 12 meses precedentes e documentam diferentes mundos que vão das notícias, aos desportos e às artes. São essas fotografias que os habitantes da Guarda têm agora oportunidade de apreciar.
.

[PDF]

HISTÓRIAS DE ISRAEL

Formato do ficheiro: PDF/Adobe Acrobat -  
As imagens de “Histórias de Israel” são todas parte do “Testemunho. Local” de exposições de fotojornalismo de anos recentes. Desde que foi lançada em 2003, ...
.

 

1 comentário:

MEET BAR disse...

A UNITED PHOTO PRESS - ONG Internacional sem fins lucrativos, lançou a 2 de Abril, o concurso internacional de fotografia video por telemóvel escrita criativa e pintura "PORTUGAL 2010" www.portugal2010.org com 20 mil euros em prémios, sendo um dos prémios a eleição das 10 melhores fotos na categoria ambiente inserido no Ano Internacional da Biodiversidade www.2010aib.org no valor total de 2.710 euros em prémios, no qual fomos eleitos parceiros pelas Nações Unidas (+ info no final da página)


Vimos por este meio solicitar uma futura parceria nas áreas que estejam eventualmente disponiveis.
(participação, divulgação, espaços para futuras exposições, outras...)

Em anexo
Press release
Flyer do concurso
Regulamento

O regulamento do concurso saiu em Abril, no entanto informo que as parcerias nacionais e internacionais que estamos a efectuar com as associações fotográficas e outras, consiste na divulgação do concurso pelos seus associados e com o logótipo no site. Em parceria, a United Photo Press dará a essas mesmas associações a possibilidade dos associados participarem no concurso de 20 mil euros em prémios, com a mesma taxa de inscrição dos membros internacionais da United Photo Press.

A exposição internacional da United Photo Press "PSR" foi reconhecida pela comissária europeia da prevenção e segurança rodoviária Eva Prodilóva.

O Governo Civil de Viseu apresentou a exposição internacional "PSR" da United Photo Press

O Secretariado da Convenção da Diversidade Biológica das Nações Unidas, elegeu a United Photo Press como parceiro para levar a mensagem “2010 Ano Internacional da Biodiversidade” junto dos portugueses, no território nacional e no estrangeiro.

O Governo Civil da Guarda apresenta a exposição internacional "PSR" da United Photo Press


A United Photo Press revela-se nos trabalhos que produz. E esses devem-se à confiança que nos é diariamente manifestada por muitas entidades nacionais e internacionais com que colaboramos – e que são parceiros, patrocinadores/apoiantes ou ainda instituições com que nos relacionamos em vários projectos que desenvolvemos. Todas elas nos emprestam o seu prestígio ao associarem o seu nome aos nossos projectos, e tal como nos orgulhamos de apresentar os seus nomes sabemos também que damos o nosso melhor para permitir a estas mesmas entidades continuar o seu bom trabalho.

Carlos Alves de Sousa
Presidente da United Photo Press
+351 9191 3535 5 +351 9191 3535 5


UNITED PHOTO PRESS
Lingua Portuguesa +351 9191 3535 5 +351 9191 3535 5
English Spoken +351 9191 3535 5 +351 9191 3535 5
En Español +351 9351 7280 0 +351 9351 7280 0

SKYPE: unitedphotopress
E-MAIL: info@unitedphotopress.net
MSN: unitedphotopress@hotmail.com
TWITTER: www.twitter.com/uppw

www.unitedphotopress.pt | www.unitedphotopressworld.org

© 1990-2010 | UNITED PHOTO PRESS - ONG Internacional privada sem fins lucrativos, recruta voluntários para potenciar actividades na área da comunicação social, desenvolve projectos promovendo as boas práticas éticas, culturais e ambientais, em áreas tão vastas como a fotografia e o fotojornalismo, promovendo publicações literárias e acções comunitárias nacionais e internacionais.

© 1990-2010 | UNITED PHOTO PRESS International ONG that enhances photographic and journalistic activities in the area of the media, promoting best practice ethical and cultural development, work for a more just and equitable world, with developing countries, in areas as broad as photography and photojournalism, promoting national and international communitarian actions.

Pense no ambiente antes de imprimir
Think in the nature before printing

Esta mensagem não é SPAM: por ser de acordo com a legislação europeia sobre o envio de mensagens electrónicas. (Directiva 2000/31/CE e Relatório A5-270/2001 do Parlamento Europeu) Se não desejar receber mais informações da UPP, por favor responda a esta mensagem colocando Remover no assunto.