Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Fugas e Hospedeira daRyanair




Dia das Mentiras: Agora a sério: Ryanair continua a ter pilotos e não substitui hospedeiras… Porém, será que a rainha de Inglaterra voou na easyJet?

Era demasiado evidente, não era? Tivemos leitores em dúvida, leitores a rir e até leitores que acharam que a mentirinha pecava por ser demasiado evidente (especialmente no Facebook). Abram-se alas para comentário oficial: pautamo-nos por fornecer sempre informações verdadeiras (e corrigir quaisquer erros o mais depressa possível); uma mentira, mesmo a 1 de Abril, só poderia ser, a nosso ver, fácil de desmontar.
.
Estávamos na dúvida era sobre o alvo, mas decidimo-nos de imediato quando nos chegou um comunicado da Ryanair a anunciar a substituição de hospedeiras e comissários de bordo por máquinas de venda automáticas... Além de que a Ryanair (a quem agradecemos a paciência) tem por tradição inventar sempre uma boa no 1.º de Abril (uma das nossas preferidas é o anúncio de voos "low cost" para a Lua). Aos nossos leitores que não apreciam estes delírios de 1 de Abril, fica também o nosso agradecimento pela tolerância... (já agora: as imagens que ilustravam a peça pertencem ao filme "Aeroplano").
..
A propósito, a easyJet também entrou na brincadeira, mas ao contrário da Ryanair, cujo comunicado dava a sua piadinha por verdadeira, a concorrente explicava claramente que era uma informação fictícia, porém, convenhamos, muito bem preparada com comunicado e vídeo: Teria a rainha de Inglaterra viajado na easyJet? "Sua Majestade esteve ontem no aeroporto de Londres Luton, onde foi vista a entrar para o seu primeiro voo público de sempre, em direcção à Escócia", "E em vez de utilizar o comboio real – que custa aproximadamente €60 por viajem – a poupada monarca optou por apanhar um voo da easyJet em alternativa, que apenas lhe custou €23 euros..". Fica a "prova":
.
Já agora, sublinhe-se que não era a primeira monarca a voar numa companhia de baixo custo: a Rainha Sofia de Espanha já experimentou a Ryanair.
.

Sem comentários: