Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 25 de abril de 2010

Grande Prémio Internacional de Fotojornalismo para fotógrafo do PÚBLICO

 
.
Reportagem de Paulo Pimenta sobre Linha do Sabor

Público - 24.04.2010 - 19:12 Por José Augusto Moreira
O fotojornalista Paulo Pimenta é o vencedor do Grande Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora, segundo foi esta tarde anunciado. O júri internacional, presidido por Ayperi Ecer, vice-presidente do Departamento de Fotografia da Reuters e que presidiu também à edição deste ano do World Press Photo, distinguiu uma reportagem do fotojornalista do PÚBLICO sobre a Linha do Sabor.
A memória triste da Linha do Sabor 
A memória triste da Linha do Sabor (Paulo Pimenta)


Esta é a primeira edição do prémio, que é promovido pela Estação Imagem, associação dedicada ao estudo e promoção da imagem, com particular enfoque na fotografia documental, e pelo município de Mora. O concurso contou com a candidatura de um total de 636 reportagens, que correspondem a mais de 5500 fotografias.

"É o único concurso de fotojornalismo actualmente existente em Portugal. Mas, sendo exclusivamente virado para a reportagem e tendo sido anunciado quase no final do ano passado, o número de inscrições é muito significativo", disse o presidente da Estação Imagem, Luís Vasconcelos, acrescentando que a grande maioria dos 190 fotógrafos que apresentaram candidaturas trabalha actualmente no nosso país. Candidataram-se também 11 estrangeiros a trabalhar em Portugal, nove portugueses radicados no estrangeiro e dois fotojornalistas oriundos de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.

O Grande Prémio tem o valor de 7500 euros e o concurso incluía ainda outras sete categorias: Notícias, Vida Quotidiana, Ambiente, Acção no Desporto, Artes e Espectáculo, Série de Retratos e a categoria especial "2009 Ano de Eleições", com prémios de 2500 euros cada. Nelson Garrido, também fotojornalista do PÚBLICO, venceu um prémio na categoria de Notícias.

Lista completa de premiados

Grande Prémio
Paulo Pimenta (PÚBLICO) com reportagem sobre Linha do Sabor

Prémio Notícias
Nelson Garrido (PÚBLICO) - Tema: Imigração da Europa para a Mauritânia
Ricardo Meireles (Agência Via Visual) - Tema: Crise em São João da Madeira

Prémio Vida Quotidiana
João Carvalho Pina (colectivo KameraPhoto) - Tema: Violência no Rio de Janeiro
Nacho Doce (Agência Reuters) - Tema: Doença de Alzheimer
Nélson D’Aires (colectivo KameraPhoto) - Tema: Concurso de cozinheiros no exército russo

Prémio Retrato
Guillaune Pazat (Colectivo KameraPhoto) - Tema: Bairro da Bolsa no Porto

Prémio Ambiente
Nuno Ferreira (Colaborador do "Correio da Manhã" e Lusa, em Viseu) - Tema: Incêndio em 2009

Prémio Artes e Espectáculos
Gonçalo Rosa da Silva ("Visão") - Tema: Leilão de arte em Londres

Prémio Desporto
Jorge Monteiro (Agência GestiFoot Media) - Tema: Apresentação de Cristiano Ronaldo em Madrid

Prémio Especial 2009 - Ano de Eleições
Nélson D’Aires (colectivo KameraPhoto) - Tema: Campanha do PSD

- Bolsa para um trabalho sobre o Alentejo atribuída a João Carvalho Pina
.
.
ver
.

Foto-reportagem de Paulo Pimenta: A memória triste da Linha do Sabor

.

.

Sem comentários: