Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 20 de abril de 2010

Exposição de fotografia de Eduardo Gageiro em Pequim

 


terça-feira, 20 de Abril de 2010 | 13:38   

Cerca de 70 fotografias de Eduardo Gageiro vão ser expostas em Pequim a partir da próxima sexta-feira, por iniciativa do departamento de português da Universidade de Negócios Internacionais e Economia (UIBE).
Trata-se de uma retrospetiva da obra de um dos mais premiados fotógrafos portugueses, organizada com o apoio da Secção Cultural da Embaixada de Portugal, e decorrerá durante uma semana naquela universidade.
A UIBE é uma das cinco universidades de Pequim com uma licenciatura em português.
Eduardo Gageiro, 75 anos, é também o fotógrafo português mais conhecido na China.
Em 2007, a Secção Cultural da Embaixada de Portugal organizou uma exposição com 222 fotografias de Eduardo Gageiro, na maior mostra do género dedicado a um artista português em Pequim.
Diário Digital / Lusa

Sem comentários: