Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Eça de Queiroz em retratos

segunda-feira, 11 de outubro de 2010 7:01

Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC

0 comentário(s)

Interessado pela arte fotográfica, o pai do realismo português facilitou bastante o impecável trabalho de garimpagem reunido no exemplar Eça de Queiroz - Fotobiografia (Editora Leya Brasil, 434 páginas, R$ 159,90). O autor é um dos mais famosos ‘queirosianos'', o arquiteto A. Campos Matos, nascido na mesma Póvoa de Varzim que o objeto do livro, o escritor José Maria d''Eça de Queiroz, que viveu entre 1845 e 1900 e foi cônsul em Cuba, Inglaterra e França.
.
A edição reúne fotos de família que beiram a descontração. Seja em conversa com amigos, na praia, gargalhando junto aos filhos e até vestindo uma cabaia chinesa que ganhara de um conde, Eça se entregou às lentes tanto quanto foi possível.
.
Porém, mais do que simplesmente construir uma árvore genealógica ilustrada dos Eça de Queiroz, o biógrafo estendeu a pesquisa, incluindo nomes que foram influência direta ao autor de O Primo Basílio e O Crime do Padre Amaro, como seus professores na Universidade de Coimbra, na qual estudou Direito. Os colegas e grandes amigos das primeiras atividades literárias também merecem destaque, com fotos e históricos.
.
A organização, no entanto, facilita a consulta à edição, de forma cronológica. Os avós de ambos os lados da família são apresentados, assim como a casa onde o escritor nasceu, as e as escolas pelas quais passou - incluindo fotos mais recentes dos prédios e pátios.

REVELAÇÕES
.
Os descendentes - teve quatro filhos do casamento com Emília de Castro - também têm seus feitos revelados. A primogênita, Maria (apontada como a preferida), organizou o espólio do pai. Ela chegou a publicar livro em que a correspondência entre ele e a mãe foi exposta, como forma de refutar os boatos de que a união era de conveniência.
.
Cartas reveladoras aos amigos também merecem destaque no livro. O irmão de Emília, por exemplo, foi o grande incentivador do relacionamento. Antes de se casar, descreveu ao amigo Ramalho Ortigão como seria a mulher ideal. "Eu precisava de uma mulher serena, inteligente, com uma certa fortuna (não muita), de caráter firme sob um caráter meigo, - que me adotasse como se adota uma criança", diz no trecho.
.
.
http://www.dgabc.com.br/News/5834481/eca-de-queiroz-em-retratos.aspx
.

Sem comentários: