Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Reflexos na água viram arte

14 de outubro de 2010. | N° 917

EXPOSIÇÃO

Reflexos na água viram arte

As imagens são iguais com pinturas em telas, mas são fotografias do reflexos formados nas águas dos rios de Jaraguá do Sul. A artista plástica Valdete Hinnig conta que a ideia inicial era capturar imagens apenas da natureza, mas aos poucos ela foi incluindo fotos de casas, prédios e moradores da cidade. “Não sou fotógrafa profissional, minhas obras refletem um olhar artístico sobre um momento único na natureza”, explica.

A semelhança das obras com pinturas a óleo é observada por quem contempla a exposição Jaraguá das Águas. “Muitas pessoas comentam que as fotos parecem uma pintura, esse é outro toque especial das fotografias”, diz.

Diferentes pontos da cidade foram fotografados pela artista e se transformaram em uma exposição. A ideia da mostra surgiu em 2004, quando ela participava de um projeto de pesquisa artística na Associação Jaraguanse de Artistas Plásticos (Ajap). Foi a partir daí que ela decidiu reunir algumas fotos para organizar a exposição, que contou com o apoio da Fundação Cultural para ser realizada.

Dez fotografias fazem parte da exposição itinerante que começou a circular em setembro. As peças já ficaram expostas na Ajap, no Museu Emílio da Silva e na Escola Estadual Valdete Piazera. A ideia de levar a exposição para as escolas da rede pública faz parte de um projeto que a artista desenvolveu com a professora de artes plásticas Cristina Pretti. Na semana em que os quadros ficam expostos na escola, os professores recebem uma cartilha sobre o trabalho da artista como sugestão para trabalhar com os alunos.

Valdete é natural de Florianópolis, mas mora em Jaraguá há dez anos. Formada em artes, ela participou de várias exposições coletivas e individuais. Já foi premiada no concurso municipal Pintando Jaraguá.
.
.

Sem comentários: