Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Reflexos na água viram arte

14 de outubro de 2010. | N° 917

EXPOSIÇÃO

Reflexos na água viram arte

As imagens são iguais com pinturas em telas, mas são fotografias do reflexos formados nas águas dos rios de Jaraguá do Sul. A artista plástica Valdete Hinnig conta que a ideia inicial era capturar imagens apenas da natureza, mas aos poucos ela foi incluindo fotos de casas, prédios e moradores da cidade. “Não sou fotógrafa profissional, minhas obras refletem um olhar artístico sobre um momento único na natureza”, explica.

A semelhança das obras com pinturas a óleo é observada por quem contempla a exposição Jaraguá das Águas. “Muitas pessoas comentam que as fotos parecem uma pintura, esse é outro toque especial das fotografias”, diz.

Diferentes pontos da cidade foram fotografados pela artista e se transformaram em uma exposição. A ideia da mostra surgiu em 2004, quando ela participava de um projeto de pesquisa artística na Associação Jaraguanse de Artistas Plásticos (Ajap). Foi a partir daí que ela decidiu reunir algumas fotos para organizar a exposição, que contou com o apoio da Fundação Cultural para ser realizada.

Dez fotografias fazem parte da exposição itinerante que começou a circular em setembro. As peças já ficaram expostas na Ajap, no Museu Emílio da Silva e na Escola Estadual Valdete Piazera. A ideia de levar a exposição para as escolas da rede pública faz parte de um projeto que a artista desenvolveu com a professora de artes plásticas Cristina Pretti. Na semana em que os quadros ficam expostos na escola, os professores recebem uma cartilha sobre o trabalho da artista como sugestão para trabalhar com os alunos.

Valdete é natural de Florianópolis, mas mora em Jaraguá há dez anos. Formada em artes, ela participou de várias exposições coletivas e individuais. Já foi premiada no concurso municipal Pintando Jaraguá.
.
.

Sem comentários: