Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

A fotografia de Alex Costa


Foto da matéria

Clique para Ampliar
O trabalho fotográfico de Alex Costa é o destaque desta terça no projeto "Mercearia da Foto"
FOTO: ALEX COSTA
19/10/2010
.
Na solidão de captar o instante único, o olhar pujante do profissional em ação. Para mostrar um fragmento do trabalho que o repórter-fotográfico brasiliense Alex Costa vem registrando Ceará afora, o Instituto da Fotografia apresenta hoje, às 19h, dentro do "Projeto Mercearia da Foto", no Mercearia dos Pinhões Bar e Restaurante (Praça Visconde de Pelotas, 41, Centro), como é possível fazer fotojornalismo com arte.

"Estava numa pauta na divisa do Ceará com Pernambuco, trabalhando uma reportagem especial sobre a Transnordestina e paramos num boteco para beber água", conta o fotógrafo. "Quando surgiu um senhor vindo de bicicleta, logo desenhei a imagem na cabeça. Tratei de mudar rapidamente a lente de grande angular para uma teleobjetiva, e fiz essa imagem que considero um símbolo do sertão", recorda. "Digo que Deus manda imagens de belezas ímpares, que congelamos nas câmeras, divulgando um laço de identificação positiva com o outro", diz o repórter do Diário do Nordeste, dando uma palhinha do que virá logo mais. O "Mercearia da Foto" promove, uma terça-feira a cada mês, um encontro de fotógrafos e interessados no tema, através de projeções e exposições.

NATERCIA ROCHA
REPÓRTER
.
.
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=869856
.

Sem comentários: