Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 26 de outubro de 2010

«As Imagens da República» em todos os distritos do país

rostos.pt



cultura rostos.pt - o seu diário digital
Workshops de fotografia gratuitos
.
«As Imagens da República» em todos os distritos do país
Workshops de fotografia gratuitos<br>
«As Imagens da República» em todos os distritos do país.
É já no próximo fim-de-semana, dias 29 e 30 de Outubro, que se inicia, em Évora, o primeiro workshop de fotografia do projecto “As Imagens da República”, hoje apresentado publicamente e que se desenvolverá em todos os distritos do país e nas regiões autónomas dos Açores e Madeira.
.
A orientar o workshop de Évora, que se realizará na Fundação Eugénio de Almeida, estará o fotógrafo José Manuel Rodrigues, cuja oficina se intitula “Imagens e Acontecimentos – Implantação da República”, enquanto, em paralelo, Teresa Siza fará uma conferência (dia 29) em que vai falar sobre o tema “Fotografar a República”.
.
O projecto “As imagens da República” resulta de uma parceria entre o Curso Superior de Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar e a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, que ontem tornaram públicos os objectivos desta iniciativa. Ela pretende ser “uma aventura única” dedicada à fotografia, nas comemorações dos 100 anos da República, como salientou a comissária Fernanda Rollo.
As abordagens de cada workshop serão variadas, consoante o orientador. “O projecto é muito flexível” e “não tem propriamente um centro geográfico”, explicou António Martiniano Ventura, professor do Curso Superior de Fotografia do Instituto Politécnico de Tomar.
.
José Nuno Lamas que, em conjunto com Valter Ventura, irá desenvolver o workshop relativo ao distrito de Faro (dias 19, 20 e 21 de Novembro) escolheu a ideia das barricadas. “A barricada fecha a rua mas abre o caminho” é o título da oficina que ambos vão orientar durante três dias, na Casa das Artes de Tavira, onde decorrerá também uma conferência, a cargo de Nuno Faria.
.
No total, para este projecto foram convidadas 40 pessoas, especialistas na área da fotografia, autores da área das artes plásticas e também do fotojornalismo.
.
A participação nos workshops é gratuita, bastando para o efeito que cada um se inscreva, através do portal www.imagensdarepublica.ipt.pt.
.
No portal, onde se encontram as informações relativas a este projecto, irá poder ver-se no final o resultado de todos os workshps que se irão desenvolver de Outubro a Dezembro de 2010 pelo país.
.
“O produto final será o um somatório do que ainda vai acontecer. Vamos criar algo de novo” em torna da ideia da República, sublinhou António Martiniano Ventura.

.
.

Sem comentários: