Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fotógrafo brasileiro é premiado em concurso de vida selvagem

Terça, 26 de outubro de 2010, 08h09

Marcelo Krause /Divulgação
Foto de Marcelo Krause premiada no Wildlife Photographer of the Year de 2010
Foto de Marcelo Krause premiada no "Wildlife Photographer of the Year" de 2010
.
O fotógrafo brasileiro Marcelo Krause recebeu menção honrosa na edição deste ano do concurso de fotos de natureza mais expressivo do mundo, o "Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year". 
.
Sua fotografia, que mostra bem de perto um jacaré caçando piranhas no Pantanal sul-matogrossense, foi premiada na categoria "Mundo Subaquático". Segundo o fotógrafo, a maior dificuldade ao captá-la se deu devido à opacidade da água, o que o obrigou a chegar bem perto do animal, que, ao perceber sua presença, abriu a boca em sinal de ameaça.
.
Krause se dedica à fotografia submarina e a registros da natureza desde 1998, seu trabalho já foi divulgado em diversos artigos para revistas especializadas e também no livro que lançou em 2004 sobre a ilha de Fernando de Noronha. A fotografia do jacaré fará parte de seu novo livro "Pantanal, Terra e Água", com previsão de lançamento para 2011.
.
Mais sobre o concurso
.
O "Wildlife Photographer of the Year" está em sua 46ª edição, e este ano contou com 31 mil imagens inscritas de fotógrafos de 81 países. As 100 imagens ganhadoras foram apresentadas ao público na última sexta-feira (22), em uma cerimônia no Museu de História Natural de Londres. Elas ficarão expostas no local até março do ano que vem, e podem ser conferidas também através da galeria online do museu (http://www.nhm.ac.uk/visit-us/whats-on/temporary-exhibitions/wpy/onlineGallery.do)
.
.
.

Sem comentários: