Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 12 de março de 2010

Lomografia ou a arte de fotografar ao acaso

TeK

Sugestão TeK: Lomografia ou a arte de fotografar ao acaso

Publicado por Casa dos Bits às 14.30h no dia 10 de Março de 2010
.
.
A Lomografia é um fenómeno recente mas nem por isso fácil de continuar a passar despercebido, tal é a dimensão que assumiu em pouco mais de 20 anos, 10 em Portugal.
.
Diz quem "pratica" que o mais apelativo nesta forma de fotografar é a ausência de encenação da fotografia. A espontaneidade. A perfeição atinge-se aqui com o acaso, como forma ideal de registar o quotidiano. Mas afinal o que é a Lomografia? Na embaixada portuguesa deste movimento desmistificam-se dúvidas.
.
.
A inspiração veio de uma pequena máquina fotográfica japonesa que o general tinha visto e que combinava simplicidade, resistência e lentes de grande qualidade.
.
No contexto da antiga União Soviética este tipo de equipamento serviria para chegar ao povo e ajudar a documentar o estilo de vida russo. Traduzido: eram um veículo de propaganda. Na altura foram produzidas para a URSS, Cuba, Vietname e Alemanha de Leste.
.,
Foto Lomo LC-A

Uns anos mais tarde, em 1991, dois jovens de Viena acendiam o rastilho da Lomomania quando de férias na Republica Checa compraram uma Lomo Kompakt Automat e ficaram fascinados pela cor, luz e qualidade das imagens.
.
Quatro anos depois nascia a Sociedade Lomográfica Internacional e a primeira LomoEmbaixada do mundo, em Viena de Áustria, o primeiro endereço online por onde deve passar quem está interessado em saber mais sobre esta arte de simplicidade.
.
O lançamento da Sociedade Internacional foi também uma forma de garantir a continuidade da "febre", já que a fábrica de São Petersburgo tinha entretanto acabado com a produção daquele tipo de equipamentos.
.

mistura de imagens capturados com lomas
.
Toda a história pode ser conhecida em mais uma morada obrigatória para quem quer saber mais sobre o assunto: a Embaixada Portuguesa de Lomografia - que já referimos no início -, uma estrutura que reúne e publica informação sobre o assunto, para além de organizar variados eventos que ajudam a divulgar o movimento e a permitir a quem fotografa com lomos ou aprecia estes trabalhos, desfrutar deles em exposições, festas, concursos, etc.
.
Imagem Loma
.
Se já viu o gostou da ideia há uma loja online que leva as diversas Lomo existentes a todo o mundo. Sociedade mantém esta loja online onde é possível encontrar toda uma panóplia de produtos ligados a este corrente. Desde máquinas, acessórios, filmes e muito mais.
.
A ideia dos impulsionadores da lomomania é de que todos os produtos associados a este prazer sejam baratos, funcionais, simples de utilizar, mas que ao mesmo tempo deixem algum espaço à criatividade. Tudo para fazer sentido com o conceito de máquina para registar o quotidiano, associado à Lomo.
.
montra loja online

Pode ainda dar um salto às redes sociais e às principais plataformas de vídeo para encontrar mais um punhado de lugares onde saber mais sobre esta arte de fotografar com máquinas que se distinguem pelos efeitos que podem proporcionar a cada fotografia, com as suas lentes únicas: mudar a cor, dar um desfocado à imagem, apanhar numa quadrícula um mesmo momento separado por um milésimos de segundo em cada imagem, são apenas alguns resultados possíveis.

Colecção de imagens capturadas por Lomas

O movimento português, por exemplo, também está no Facebook ou no MySpace. Há ainda um fórum onde a discussão sobre o tema se mantém acesa.
.
A Sociedade Internacional de Lomografia esmera-se mais ainda na divulgação multi-plataformas e junta-lhe outras moradas menos prováveis (à primeira vista) como o serviço de vídeos Vimeo.
.
Fechamos com as 10 regras de ouro para quem se assume como lomógrafo, sem complexos ou constrangimentos. Diz que são uma espécie de mandamentos:
.
Leva a tua Lomo onde quer que vás.
Usa-a a qualquer hora do dia ou da noite.
A Lomografia não interfere na tua vida, torna-se parte dela.
Aproxima-te o mais possível do objecto a fotografar, se assim o desejares.
Não penses …… lomografa.
Sê rápido.
Não precisas de saber antecipadamente o que fotografaste.
Nem depois.
Fotografa a qualquer ângulo.
Não te preocupes com quaisquer regras.
.
A viagem foi curta e privilegiou moradas "oficiais". Quem conhecer outras e no intervalo das fotos queira partilhá-las…fica a sugestão.
.
Nota: todas as imagens foram retiradas do site da Sociedade Internacional de Lomografia.
.
.
.

Sem comentários: