Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 17 de março de 2010

Livro "O Olhar Moderno sobre a Fotografia"

Logo Universia

13/03/2010
Livro "O Olhar Moderno sobre a Fotografia"
Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos lançou 11 de Março, pelas 18h30, no fórum da FNAC NorteShopping, o livro "O Olhar Moderno: a Fotografia enquanto Objecto e Memória".
.
A autora do livro é Maria João Baltazar, licenciada em Design de Comunicação, pós-graduada em Estudos de Fotografia, bolseira de doutoramento em Estudos de Arte e docente da unidade História e Teoria da Cultura Visual na ESAD.
.
A sessão de lançamento contou igualmente com a presença de Margarida Medeiros, crítica de fotografia e professora investigadora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.
.
Este livro desenvolve uma compreensão do olhar moderno no contexto do meio fotográfico, associando a experiência perceptiva do final do século XIX e início do século XX com a relevância do objecto fotográfico enquanto objecto manuseável e, por isso, desencadeador de envolvimento e memória para além da mera leitura como imagem.
.
É agora publicado pela ESAD, com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. 
.
http://inverso.universia.pt//img_noticias/2010_03_12_esad.jpg
.
.

Sem comentários: