Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 9 de março de 2010

Fotógrafo Paulo Nozolino preocupado com «o estado do mundo»

Diário Digital - domingo, 7 de Março de 2010 | 00:43
.
.
O fotógrafo Paulo Nozolino afirmou hoje que está preocupado com o «estado do mundo» e que são poucos os artistas que ainda reagem à situação atual.


O criador da área das artes visuais foi um dos distinguidos com o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte/Ministério da Cultura (AICA/MC) 2009, também atribuído, a título póstumo, ao arquiteto açoareano Paulo Gouveia (1939-2009).
.
Os prémios são atribuídos anualmente a duas personalidades «cujo percurso profissional seja considerado relevante pela crítica, e cujo trabalho tenha estado particularmente em foco no ano a que diga respeito».
.
Diário Digital / Lusa
.
-.

Sem comentários: