Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 22 de março de 2010

Mãe veste bebé com roupas de ditadores

.
d.r.  Hitler foi um dos escolhidosHitler foi um dos escolhidos
Correio da Manhã - 17 Março 2010 - 11h40

Artista criou conceito para ensaio fotográfico

Mãe veste bebé com roupas de ditadores (COM IMAGENS)

A maioria das mães vestiria as suas filhas com vestidos, mas a artista Nina Maria Kleivan preferiu vestir a sua bebé com as roupas dos piores ditadores do século XX. Hitler, Mao, Mussolini ou Estaline, são alguns dos exemplos que entram no guarda-roupa da menina.
.
A artista com dupla nacionalidade (dinamarquesa e norueguesa) criou o conceito para um ensaio fotográfico há onze anos, mas só agora foi exibido na Dinamarca, Suécia, Itália e Alemanha.
.
'Todos temos o diabo dentro de nós', justificou. 
.
Durante a gestação, Nina teve algumas complicações que a fizeram andar em cadeira de rodas durante quatro meses. Sem poder trabalhar em estúdio, começou a costurar os fatos dos ditadores.
De acordo com a artista, um dos objectivos do ensaio é também consciencializar as pessoas para os regimes ditatoriais que existiram em todo o Mundo. 'Mesmo que cómicas, não é suposto rirem apenas das fotos. É preciso contemplá-las e analisar sobre de onde vieram estes diabos'. 
.
FOTOGRAFIAS DO ENSAIO
 IDI AMIN, DITADOR DO UGANDA
 AUGUSTO PINOCHET, DITADOR DO CHILE
 BENITO MUSSOLINI, DITADOR DE ITÁLIA
 SADDAM HUSSEIN, DITADOR DO IRAQUE


L.R./J.D.S.

 
» COMENTÁRIOS dos leitores on line
.
17 Março 2010 - 15h32  | Pedro - LeiriaMuito bom!! Excelente ideia! Adorei as fotos!!
17 Março 2010 - 14h26  | Ana PazCoitada da criança, pobre bebé, a k mãe foste parar?... Lx
17 Março 2010 - 14h01  | Maria de BejaSe fosse com vestidos da Cinderela, Brancade Neve, etc. não estaria a ser notícia....
17 Março 2010 - 12h56  | MarianaEsta mae devia ser internada no manicomio.
17 Março 2010 - 12h54  | Frank Bem podia dar lhe pra pior ....
17 Março 2010 - 12h53  | rA cada doida, só espero q esta criança não veja a ser um ditador.
17 Março 2010 - 12h27  | Tiago SantosEntão e o Salazar?!?
17 Março 2010 - 12h22  | euPara o Carnaval, não está mal....
.
.

Sem comentários: