Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 29 de agosto de 2020

No Mercado Municipal de Vila do Conde

* Victor Nogueira

A antiga Estrada Real separava o Convento da urbe medieval e entre ambas, já no século XX, foi construído o actual Mercado Municipal Engº Duarte Pacheco, paredes meias com a Praça Nova, cuja Igreja de S. João Baptista, embora a cota inferior. dominava  também em tempos medievais, sobrepondo-se mesmo à Casa da Câmara. O Mercado Municipal foi tema duma publicação anterior.

Defronte da entrada principal do Mercado situa-se uma praça, ajardinada, com lojas e esplanadas, para além duma fonte ladeada por dois painéis de azulejo e uma Estátua do Padroeiro de Vila do Conde, São João Baptista. O Mercado conta com um pátio interior, para o qual dão os estabelecimentos comerciais, e  um terreiro com plátanos e uma fonte central, onde se  realizam a Feira semanal,às 6ªs feiras, e a  Feira de Velharias e Antiguidades.

Em 2018 a Câmara Municipal de Vila do Conde, anunciou que iriam ser realizadas obras para melhorar as condições da feira semanal e também permitir organizar o estacionamento no local nos restantes dias da semana. Segundo a Presidente da Câmara a ideia é retirar todos aqueles grandes canteiros, que impedem a utilização do espaço na sua área total e nivelar o piso, intervir no chafariz e, ao mesmo tempo, criar lugares para estacionamento disciplinados para que se possa potenciar e rentabilizar aquele espaço. Significa isto que vão ser arrancados os plátanos e passar a ser cobrado o estacionamento, até então gratuito (2019)? Se assim for, será uma descaracterização daquela zona, que perderia o seu relativo bucolismo. It's all money, money, money? 


Duarte Pacheco foi um dos principais obreiros para que Oliveira Salazar em 1928 aceitasse assumir com plenos poderes a Pasta das Finanças.  Em 1932 aceita o convite do Presidente do Conselho de Ministros para integrar o seu Governo, como Ministro das Obras Públicas e Comunicações, cargo que desempenha até à sua morte num acidente de automóvel, em 1943.

A Feira de Velharias e Antiguidades é mensal e  realiza-se desde Outubro de 1995, no terceiro domingo, sendo, uma das mais antigas de Portugal a realizar-se ininterruptamente.













O  terreiro das feiras



















 

 





A feira semanal das 6ªs feiras, ao arrumar dos cestos






 A Feira das Antiguidades e Velharias







fotos  em 2014.09. / 2016.09 / 2016.12

VER

Vila do Conde - em torno dos mercados na praça nova


Sem comentários: