Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 12 de agosto de 2020

'pimenteiro' em Alcobaça

Foto victor nogueira - 'pimenteiro' em Alcobaça e pormenor














Poucos são os quiosques que surgem nas minhas fotos, apenas alguns poucos de ferro forjado ou design novecentista. Mas olhando para as fotos, muitas vezes acidentalmente, descubro um ou outro, incluindo 'pimenteiros". Ficaram registados por acaso, pois o tema principal era outro: o casario em Sintra, uma rua em Braga, uma fiada de candeeiros na Foz do Arelho, uma álea no Jardim da Estrela em Lisboa, transeuntes à beira-rio em Lisboa, o Hotel Esperança em Setúbal... Ou, neste caso, a Igreja do Mosteiro de Alcobaça, no Verão de 1998 (rolo 359). Aqui, o 'pimenteiro' ficou apenas para "equilibrar" a foto e dar-lhe profundidade, conjuntamente com o edifício à direita.

Sem comentários: