Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 18 de agosto de 2020

coretos 40 - Nadadouro - Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso

* Victor Nogueira

foto victor nogueira  - Nadadouro coreto  Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso (rolo 359) (1998.06.15)

Nadadouro - Igreja e coreto, com vista para a Lagoa de Óbidos e outeiros em redor. A escola primária tem uma varanda com alpendre de colunas e frontão triangular, para além dum painel de azulejos alusivo a França Borges, que a vizinhança não me sabe esclarecer quem seja. 

É  uma povoação limpa e airosa, mas os sanitários públicos não estão em conformidade, nojentos, mal cheirosos e partidos por vandalismo. 

Da toponímia registam-se as ruas da Paz, do Chafariz, do Poço da Bomba, do Cemitério, dos Casais de Baixo, dos Artistas, da Avé Maria ... 

Num recanto fotografo uma carro-triciclo antigo, com porta frontal,  e o dono vem reclamar-me direitos de autor, pois era de sua propriedade, para além de propor-me a compra daquela relíquia museológica. (Notas de Viagens 1998.06-15)




Sem comentários: