Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

terça-feira, 6 de julho de 2010

Exposição no Rio de Janeiro mostra faceta de fotógrafo de Juan Rulfo


06 de julho de 2010 19h32


Uma exposição de fotografias tiradas por Juan Rulfo, que mostra uma faceta menos conhecida do escritor mexicano, foi inaugurada hoje na nova sede do Instituto Cervantes no Rio de Janeiro, em Botafogo, por seu filho, Pablo Rulfo.
.
Segundo o filho do escritor, a exposição "México: Juan Rulfo, fotógrafo" percorre a vida de seu pai.
A mostra foi inaugurada hoje e é formada por 70 fotografias das cerca de 6 mil tiradas por Rulfo, que morreu em 1986.
.
Pablo contou à Agência Efe que Rulfo, ganhador do Prêmio Príncipe das Astúrias de Letras em 1983, se dedicava à fotografia "para captar momentos significativos de sua vida".
.
O filho do escritor destaca da exposição uma fotografia da atriz María Félix tirada durante a gravação de "La Escondida", um filme de Roberto Gavaldón.
.
Com a fotografia, Rulfo "reflete seu grande interesse sensorial, não só literário, mas também visual", afirmou seu filho.
.
As fotos, todas tiradas entre 1940 e 1950, mostram um México rural e humano, além do particular interesse do escritor e amante da fotografia pela "colonização religiosa", como ele chamava a arquitetura do século XVI.
.
Todas as fotografias foram tiradas por iniciativa pessoal de Rulfo, que organizou sua primeira exibição em 1960, apesar de sua discrição sobre sua faceta de fotógrafo.
.
O diretor do Instituto Cervantes do Rio de Janeiro, Antonio Martínez, destacou que esta é a primeira exposição desde que o centro abriu sua nova sede em Botafogo, no dia 19 de junho.
.
A exposição, que já passou por Salvador, estará no Rio de Janeiro até o dia 7 de agosto e depois seguirá para Porto Alegre. 
.
.

Juan Rulfo - Foros - Club Cultura

 -]Página oficial del escritor, su obra fotográfica, zona interactiva, entrevista y boletines.

Mujeres mixes descansando, 1956    


Palacio de las Columnas de Mitla, 1956  
.

Órgano, ca. 1950 
.

En el mercado de Zacatepec, 1956   
.
.

Calle de Mitla, 1956      
.
.

Mujeres recogiendo café, 1956   
.
.

Sem comentários: