Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Curitiba será retratada através de uma lata neste domingo

Fotos

É a quarta edição do Curitiba na Latinha, que vai reunir 140 crianças da rede pública de ensino 
.
  20/05/10 às 14:44  |  Redação Bem Paraná
  .
Como tirar fotos e registrar os melhores momentos sem máquina fotográfica ou celular? Que tal usar apenas uma lata de leite ou de achocolatado e um pedaço de fita adesiva? É assim que o “Curitiba na Latinha” pretende ensinar crianças da rede pública de ensino a retratar a cidade em que vivem, e guardarem os melhores momentos deste dia inesquecível. 

Neste domingo, dia 23 de maio, será realizado a quarta edição do “Curitiba na Latinha”, projeto que ensina crianças a divertida arte de fotografar do PinHole, produzir fotos com apenas uma lata ou caixa de papelão com um pequeno furo em um dos lados. O evento realizado pelo Rotaract Club de Curitiba Bom Retiro acontecerá no Parque São Lourenço a partir das 8h30 e no Jardim Botânico no período da tarde, e contará com cerca de 140 crianças entre 8 e 10 anos da rede pública de ensino.

O projeto faz parte do evento internacional do Dia Mundial do Pinhole, que acontece simultaneamente em várias cidades do mundo, o objetivo é promover esta arte de fotografar e divulgar esta técnica simples e de baixo custo. Mas, para os participantes do evento em Curitiba esta é uma oportunidade de realizar o resgate social de crianças de baixa renda através da arte, ainda mais esta, que parece tão inusitada para eles.

O evento é promovido pelo Rotaract Club de Curitiba Bom Retiro deste de 2007, quando reuniram cerca de 100 crianças e 92 voluntários para fotografar o parque Tanguá, desde então o projeto se tornou permanente e já atendeu mais de 300 crianças de Curitiba.

O “Curitiba na Latinha” deste ano conta com o apoio da Fundação Cultural de Curitiba, Projeto Sociedade Escola, Secretaria de Educação, Centro de Criatividade de Curitiba, Solar do Barão, Espaço Cultural Franz Kreisberg e Corinfo Soluções WEB.
.
.
http://www.bemparana.com.br/index.php?n=145246&t=curitiba-sera-retratada-atraves-de-uma-lata-neste-domingo
.
.

Sem comentários: