Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aprovado Projeto de Lei que Institui a Semana da Fotografia em São Roque

31/5/2010 - São Roque - SP

da Assessoria
Visando valorizar ainda mais a cultura local, abrindo espaço para novos valores e reconhecimento dos profissionais que já existem, a Câmara Municipal aprovou recentemente por unanimidade, o Projeto de Lei nº 28/2010, que Instituiu a Semana da Fotografia no município de São Roque.
.
A iniciativa de autoria do Vereador Israel Francisco de Oliveira, o popular Toco, destaca em seu primeiro artigo, que o evento em questão, será realizado na terceira semana de Agosto, em meio às comemorações do dia 19 (Dia Mundial da Fotografia).
.
No terceiro artigo, a Lei que agora segue para sanção do Prefeito Efaneu, afirma que caberá ao Departamento de Cultura da cidade fomentar e promover atividades e exposições, bem com a realização de palestras sobre a arte fotográfica. “A fotografia está presente em nossas vidas de tal forma que é difícil imaginar sem ela. São milhares de pessoas com suas câmeras que vão de celular a digitais portáteis. Outras tantas vão além, e adotam a fotografia como hobby, como paixão. E claro, há os mestres que nos mostram todo o potencial que a fotografia tem como forma de arte e registro. No segundo em que você aperta o disparador da máquina, faz mais que tirar uma foto. Você congela o tempo, guarda uma lembrança, conta uma história. A fotografia é a materialização do olhar, o registro de sentimentos, pensamentos ou idéias. Toda fotografia sugere uma conversa entre fotógrafo e expectador. As melhores, claro, são aquelas que nos tocam de alguma forma, que nos inspiram novos pensamentos e sentimentos. Por tudo isso que a fotografia representa, nada mais justo que termos uma semana comemorativa, aonde cursos poderão ser dados, palestras proferidas e exposições realizadas. Novos valores com certeza serão descobertos e os profissionais que já atuam poderão aumentar o intercambio de informações, fazendo novas amizades e contatos”, finaliza Toco. 
.
.
http://www.guiasaoroque.com.br/noticia/noticia.asp?id=2771
.
.

Sem comentários: