Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 25 de maio de 2010

Chapitô: «Paixão», de Valter Vinagre, encerra hoje

 


terça-feira, 25 de Maio de 2010 | 08:53

A exposição «Paixão», de Valter Vinagre, encerra esta terça-feira no Bartô do Chapitô, em Lisboa. O público poderá visitar a mostra de fotografia até esta noite.
A iniciativa insere-se na programação da Colectividade Cultural e Recreativa de Santa Catarina, que acolhe, ao longo deste ano, um conjunto de exposições da autoria de fotógrafos do Colectivo Kamarephoto.
.
Este trabalho do fotógrafo Valter Vinagre foi concebido em 2002, na Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro, revelando «a poesia do circo contemporâneo nos seus cruzamentos entre expressão corporal, expressão dramática, movimento e música», segundo o Chapitô.
.
«Aqui, nesta tenda, não há animais selvagens domesticados ou para domesticar. Aqui, ensina-se toda a arte que tantos domingos especiais trouxeram à minha infância», afirmou Valter Vinagre.
.

Sem comentários: