Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Pirelli 2010: Simples e Belo


Pirelli 2010: Simples e Belo
.
11 modelos na paisagem baiana e a sensibilidade de Terry Richardson ilustram o calendário Pirelli 2010
fonte: Redação HF
23/11/2009 por Márcia Eliza Gama
O calendário Pirelli 2010 foi fotografado na Bahia por Terry Richardson .
O calendário Pirelli 2010 foi fotografado na Bahia por Terry Richardson
.
O Calendário Pirelli 2010 tem como tema o Brasil e como fotógrafo convidado Terry Richardson, conhecido pelo apelo sexy e provocativo que coloca em seu trabalho. Apaixonado pelo Brasil, ele inclusive já realizou uma série de fotografias com personalidades e ilustres desconhecidos brasileiros.
.

Calendário Pirelli 2010 por Terry Richardson .
Calendário Pirelli 2010 por Terry Richardson
.
Nas 30 imagens alusivas aos meses de 2010 as modelos são Miranda Kerr, Catherine McNeil, Abby Lee Kershaw, Eniko Mihalik, Marloes Horst, Lily Cole, Daisy Lowe, Rosie Huntington-Whiteley, Georgina Stojilijkovic, Gracie Carvalho e Ana Beatriz Barros. Através da sua lente, Terry persegue fantasias e provocações, mas com uma simplicidade que modela e captura o lado mais claro e brilhante da feminilidade.
.
O resultado é um regresso às atmosferas naturais e autênticas dos anos 1960 e 1970 e uma homenagem às primeiras edições do calendário, fotografadas por Robert Freeman (1964), Brian Duffy (1965) e Harry Peccinotti (1968 e 1969).
.

Calendário Pirelli 2010 por Terry Richardson .
Calendário Pirelli 2010 por Terry Richardson
.
Terry Richardson optou por fotografias simples, sem retoques, onde a naturalidade prevalece sobre a técnica e se torna a chave para remover os excessos que estão tão em voga hoje em dia. "A minha técnica é a ausência de técnica: a lente é o meu olho, o meu carisma, a minha capacidade de capturar momentos de verdade, sejam eles quais forem, ângulos de imagem, uso da cor, luz, cenário ? esses sempre foram os aspectos essenciais da minha arte fotográfica."

O calendário não está à venda pois tem edição limitada 10 mil exemplares, que devem ser enviados para alguns seletos integrantes do mailing da Pirelli.
.
.

Sem comentários: