Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Sapo disponibiliza Arquivo Fotográfico da Lusa

moldura rostos.pt - o seu diário digital
Rostos
Lisboa, 26 de Novembro 2009
.
Sapo disponibiliza Arquivo Fotográfico da Lusa
.
A História de Portugal recente em imagens<br>
Sapo disponibiliza Arquivo Fotográfico da Lusa• Acervo fotográfico de cerca de 2 milhões de imagens
• Disponíveis para todos, de forma gratuita
• Acessível em qualquer lugar do mundo

.
Lisboa, 26 de Novembro 2009 – O portal Sapo e a Agência de Notícias Lusa vão disponibilizar o arquivo fotográfico da agência noticiosa portuguesa de forma gratuita em http://fotos.sapo.pt/lusa. São cerca de 2 milhões de imagens, num acervo que será enriquecido diariamente com cerca de 600 imagens produzidas pela Lusa e pelas Agências Internacionais com quem tem acordos.
.
Este arquivo está organizado em 13 categorias: Economia, Política, Desporto, Arte e Cultura, Sociedade, Ciência e Tecnologia, Saúde, Religião, Educação, Ambiente, Moda, Música e Cinema, Personalidades, entre outras, e tem todas as fotografias da Lusa desde 1979.
O arquivo tem também disponíveis algumas imagens anteriores a 1979 que foram digitalizadas a posteriori, sendo que a fotografia mais antiga é de 1924, e que relatam alguns dos principais acontecimentos da história de Portugal e do Mundo.

Com a disponibilização gratuita deste arquivo fotográfico, o portal Sapo dá a possibilidade a que qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, possa aceder e utilizar estas imagens. A navegação será feita através do Sapo Fotos e permite que as imagens possam ser utilizadas, de forma gratuita (apenas com utilização de marca de água) em trabalhos escolares, académicos ou profissionais. Caso se pretenda utilizar as imagens em alta resolução e sem marca de água, para efeitos jornalísticos, estas podem ser adquiridas directamente à Lusa.

A disponibilização deste arquivo que conta em imagens a nossa história mais recente, representa para o Sapo um reforço na estratégia de disponibilização de conteúdos relacionado com Portugal, quer sejam conteúdos escritos, filmados ou fotografados e será um complemento à parceria já estabelecida entre o portal e a Lusa, para a disponibilização de outros conteúdos editoriais.

No seguimento desta aposta em conteúdos editoriais, o Sapo e a Lusa estão já a trabalhar para o lançamento do arquivo de notícias da Lusa na pesquisa do Sapo. Este serviço consistirá em, através da pesquisa do Sapo, encontrar o título e ter acesso à notícia completa da agência noticiosa.
.

Rostos 26.11.2009 - 17:38

Sem comentários: