Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Visita ao território do olhar de Luiz Braga

Diário do Pará - Segunda-feira, 16/11/2009, 08:29h      
.             
Visita ao território do olhar de Luiz Braga
.
O fotógrafo Luiz Braga e o professor João de Jesus Paes Loureiro são as próximas atrações do “Café Fotográfico”, programação que celebra os 25 anos da Associação Fotoativa.
.
O evento será realizado hoje, às 19h, na Galeria Fotoativa. Com o tema “Trajetória do Olhar”, Luiz Braga conversará com o público sobre suas obras, desde as primeiras fotos até os trabalhos atuais, relatando o caminho trilhado para a construção de seu “território do olhar”.
.
“Antes de começarmos o bate-papo, farei uma projeção das imagens que produzi até hoje. Assim o público poderá conhecer melhor o meu trabalho”, diz o fotógrafo Luiz Braga.
.
Os comentários ficarão a cargo de João de Jesus Paes Loureiro, que já dialogou com a produção do fotógrafo em “Epifanias e Encantarias na Fotografia de Luiz Braga”, artigo publicado no livro “Imagem e Pesquisa na Amazônia: ferramentas de compreensão da realidade”, e nos textos que integram o livro “Crônica Fotográfica do Universo Mágico no Mercado Ver-o-Peso”, do próprio Luiz Braga.
.
“Em 1982 eu e o Jesus realizamos uma pesquisa sobre a visibilidade da Amazônia. Desde então, desenvolvemos diversos trabalhos juntos. Um ano depois, ele também foi meu professor de estética, na Faculdade de Arquitetura. Com esse contato, me encantei com sua maneira de enxergar a Amazônia”, explica Luiz Braga.
.
O paraense Luiz Braga iniciou-se na fotografia aos onze anos, desenvolvendo trabalhos em preto e branco até 1981. Depois desta fase, enveredou pelas criações em cor, voltada para a visualidade popular amazônica. Atualmente trabalha como fotógrafo independente.
.
O artista, que este ano foi um dos representantes do Brasil na Bienal de Veneza, uma das mais importantes do mundo, já realizou mais de 120 exposições, entre individuais e coletivas, no Brasil e no exterior. Suas obras compõem coleções importantes como a do Museu de Arte de São Paulo, do Centro Português de Fotografia e a do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
.
João de Jesus Paes Loureiro é professor de Estética, História da Arte e Cultura Amazônica, na Universidade Federal do Pará, mestre em Teoria da Literatura e Semiótica (PUC/Unicamp, São Paulo) e doutor em Sociologia da Cultura (Sorbonne, Paris – França).
.
“Ele tem uma abordagem muito interessante sobre arte. Mas, o melhor disso tudo, é podermos estar juntos nesse encontro, já que é tão difícil, pois sempre estamos viajando. Acredito que será um privilégio para quem puder comparecer”, ressalta o fotógrafo.
.
SAIBA MAIS
.
A Associação Fotoativa realiza também, no período de 18 de novembro a 05 de dezembro, a oficina “Cianotipia: Técnica e História”, com Ionaldo Rodrigues. Os encontros serão as quartas-feiras, das 9h30 às 13h30 e o investimento é de R$ 150,00 (com material incluso).
.
A cianotipia é um processo de impressão fotográfica desenvolvido no século XIX pelo cientista John Herschel. A partir dela, o fotógrafo produz imagens de cor azul usando a luz do sol para sensibilizar as moléculas de ferro aplicadas em suportes como papéis e tecidos de fibra natural.
.
SERVIÇO
.
“Café Fotográfico”, com Luiz Braga e João de Jesus Paes Loureiro. Hoje, às 19h, na Galeria Fotoativa (Praça das Mercês, 19). entrada franca. Informações: 3225-2754 ou www.fotoativa.blogger.com.br. (Diário do Pará)
.
.
Ver também

Luiz Braga  - Biografia, fotos, textos e notícias sobre o fotógrafo paraense.

Resultados de imagens para "Luiz Braga"

 -

 .
.

Sem comentários: