Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 24 de março de 2022

Fotos de capa em março 24

 * Victor Nogueira

2022 03 24 Foto victor nogueira - Vila Real de Santo António (2000.11 Rolo 540)


2021 03 24 100 Mil Anos de Lutas Mil - Antonio Berni ("Desempregados" e "A manifestação")


2020 03 24 foto MNS - Salvada (Beja) -1974 01 01
SALVADA - Aldeia alentejana a doze quilómetros de Beja, de casas brancas e térreas, com as suas características chaminés, e um largo onde avultam a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e o edifício degradado do antigo cinema, hoje fechado, símbolo duma imponência que o tempo deixou para trás.
Como em muitas aldeias alentejanas existem duas sociedades recreativas, a dos ricos e a dos pobres, que organizam bailaricos, onde se bebe e onde se disputam circunspectos jogos de cartas, como a sueca.
Uma estreita e sinuosa estrada liga Beja à Salvada, via perigosa, ladeada de árvores, onde se verificam não poucos acidentes de viação (1). (Memórias de Viagens, 1997)
---------------
(1) Nesta aldeia moravam dois dos meus cunhados e consortes e num destes acidentes morreu a minha cunhada Teresinha, na foto com o António e a minha sobrinha Milinha.
Por vezes eu participava na taberna em jogatinas de cartas com um dos meus cunhados, o mano Janicas, que se desesperava porque eu não entendia os seus gestos aconselhando o que deveria jogar. Dizia-me ele com o seu habitual bom-humor: "Mas que raio de mano este, que não bebe nem joga como deve ser, nem percebe os meus sinais!".


2020 03 24 Gym do  confinado  Lawrence Hansen-Love


2020 03 24 Os critérios da escolha são do inFaceLocked 😛


2018 03 24 foto victor nogueira - antigo moinho na rua Vale do Grou, em Setúbal



2014 03 24 foto victor nogueira - Setúbal - crianças do Bairro Azul (Belavista) -

Gosto imenso desta foto, "congelando" um momento - o da fixação na objectiva e a "protecção" ao miúdo central. Nas minhas deambulações fotográficas há pessoas - sobretudo crianças - que me pedem para fotografá-las, algumas dando-me o endereço para que as recebam posteriormente, embora nunca tenham acusado a recepção. Outras, sobretudo os adultos, querem apenas ser fotografadas, apenas por esse motivo, como se a foto significasse que de alguma maneira e deste modo delas ficaria testemunho da sua passagem na terra. —


2011 03 24 Foto Eduardo Martins

Sem comentários: