Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 6 de março de 2022

Fotos de capa em março 06

 * Victor Nogueira


2022 03 06 Fotos victor nogueira - Mindelo - praia da Gafa (2 perspectivas) (GEDC1194 GEDC1173)

Na foto de cima a praia rochosa com o antigo ancoradouro dos barcos de pesca. Em baixo, a zona de areal que se estende até á foz do Rio Ave. No horizonte, as cidades de Vila do Conde e da Póvoa de Varzim.


2021 03 06 100 Mil Anos de Lutas Mil Sergei Eisenstein – O Couraçado Potenkim, A greve, Outubro, Que viva México!


2020 03 06 Foto jj castro ferreira - cacilheiro em Lisboa, à beira-Tejo, nos anos '70 do século XX


2020 03 06  Foto jj castro ferreira - Luanda - pescadores  e o dongo, com a vara de ximbicar, na baía entre a Praia do Bispo e a Ilha do Cabo


2019 03 06 foto victor nogueira  - 2019.02.28 - nascer do sol em setúbal, na zona industrial da Mitrena, distinguindo-se as chaminés da central termo-eléctrica e o guindaste dos antigos estaleiros navais os setenave, actual lisnave, onde também fui professor, no passado milénio.

VER  Central termoeléctrica de Setúbal ao longo dos tempos


2018 03 06 Gabriel Garcia Marquez é um dos escritores , que li na totalidade ou quase totalidade e que mistura o “fantástico” nas histórias d(um)a família ou de famílias ao longo do tempo, como em “Cem Anos de Solidão”, ou de personagens individualmente considerados. Neste um pouco ao jeito de John Steinbeck, mais “realista como em as “Vinhas da Ira” ou “A Leste do Paraíso”, mas cujas linhas deliciosas iniciais de “Pastagens do Céu” remetem também um pouco para o mesmo registo de Gabriel Garcia.
 

2017 03 06 auto-retrato em Paço de Arcos 2017.03.06


2016 03 06 Foto victor nogueira - mindelo (por-do-sol) - uma foto e 2 poemas (Nuno Júdice e António Reis)

NOS TEUS OLHOS (Nuno Júdice)
É nos teus olhos que o mundo inteiro cabe,
mesmo quando as suas voltas me levam para longe de ti;
e se outras voltas me fazem ver nos teus
os meus olhos, não é porque o mundo parou, mas
porque esse breve olhar nos fez imaginar que
só nós é que o fazemos andar.

093. SEI AO CHEGAR A CASA (António Reis)
Sei
ao chegar a casa
qual de nós
voltou primeiro do emprego
Tu
se o ar é fresco
eu
se deixo de respirar
subitamente
António Reis - Novos Poemas Quotidianos


2014 03 06 PCP 93º aniversário


2014 03 06 Foto Victor Nogueira - rui e susana, no comboio para o Porto (férias no Mindelo)


2014 03 06 Setúbal - doca da pesca - foto rui pedro ou susana
José Eliseu Pinto
Apesar da pouca nitidez da foto, não me custa reconhecer aqui o Victor Nogueira que conheci, nos idos de setenta. Do século passado, já se vê.
Abraço, com saudade.
8 ano(s)

Victor Barroso Nogueira
Olá Jose Eliseu Pinto De facto a foto ficou pouco nítida, como se fosse uma aguarela desvanecida pelo tempo LOL Na Primavera quero ver se sempre volto a Évora após 32 anos de ausência, interrompidos por um breve dia. Mas ... se é verdade que Maomé, salvo seja, nunca vai a Montanha eborense, a realidade é que esta e as suas várias colinas tb não se deslocam até Maomé, salvo seja, à beira sado 😛
8 ano(s)Editado

Maria Rodrigues
(Y) 😃
8 ano(s)

Carlos Rodrigues
Foto impressionista com Vitor no Sado, com saudades do Templo de Diana, na rota das ostras ?... Grande aventureiro ! 🙂
7 ano(s)

Victor Barroso Nogueira
Para o Carlos Rodrigues http://aoescorrerdapena.blogspot.pt/.../de-que-sao-feitas...
Ao (es)correr da pena e do olhar: De que são feitas as minhas saudades?

Carlos Rodrigues
Já tinha lido, Vitor." Saudades dos que já partiram e gostaríamos que voltassem " , " dos gestos feitos ou não, das palavras ( da Alfabetizações também ) até do velho Fiesta ( também tive um ), ms sobretudo de um flor solar a crescer na aridez do deserto,com desejos de " Paz e Felicidade, sem miséria pra todos ", uma alegria autêntica dentro de nós ", que não dá para esconder, o que está vista e até o que pode não estar tanto assim, né, como os sentimentos comuns. Um abraço, Vitor.


2013 03 06 Foto Victor Nogueira - Mértola 

Sem comentários: