Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 22 de março de 2022

Fotos de capa em março 22

 * Victor Nogueira


2022 03 22 Foto Victor Nogueira - Coreto nas Minas de S. Domingos (Mértola) (rolo 386 - 1999.02.20)


2021 03 22 100 Mil Anos de Lutas Mil - Jorge Amado e John Steinbeck


 2020 03 22 foto victor nogueira - cão em cima de um muro na antiga vila de Coz, nos Coutos (do Mosteiro) de Alcobaça., em 1999.02.22

Que busca ele naqueles sítio e posição: vigiar? guardar? espairecer? saltar para a rua? continuar prisioneiro na casa do dono? saberá ele sobreviver ou discernir sem um dono de si?


 2020 3 22 foto Victor Nogueira - Sagres Verão de 1986

A 1ª vez que estive no Algarve foi no Verão de 1986, em Lagos, com o Manuel Salazar e família. Fomos até Faro uma vez, numa estrada nacional super-engarrafada, e visitámos então muitas das praias até Sagres.
Fiquei desiludido com a frialdade das praias e aborrecido com a confusão lá existente e o caótico trânsito automóvel.
Voltei depois, anos mais tarde, na Primavera e no Outono, percorrendo então o barrocal e a serra, um Algarve que muitos dos veraneantes desconhecerão.
1986
O rádio aqui em Lagos transmite música rock. Esta Praia [da Luz] fica a 2 km do Parque de Campismo e tem muitas vivendas bonitas, a maioria das quais só estão habitadas no Verão.
A água é fria como a da Figueirinha [em Setúbal] e não tem ondas nem sabe a sal como a de Vila Nova de Milfontes.
O Parque de Campismo é muito grande e é divertido ir-se lavar a loiça ou a roupa nas instalações colectivas, embora as pessoas não falem umas com as outras.
O Parque tem um supermercado, cabeleireiro, restaurante, "boite", piscina, parque infantil (com um carro de bombeiros) e, imaginem, uma geladaria com sorvetes de 3 qualidades!!! (SRN - 1986.08.21)
Daqui do Parque de Campismo de Valverde, em Lagos, mando-te um aceno de amizade (..)
Tal como esperava o Algarve não tem nada de especial. Já fomos de Faro a Vila do Bispo – e as praias são frias. (MCG - 1986.09.21)
1997
De Lagos para Ocidente o trânsito é menor, com pequenas praias ao longo da costa, até ao Cabo de S. Vicente, após Vila do Bispo. Sagres é um promontório escalvado, ventoso, desértico, com muralhas e o que me parece ser um enorme relógio de sol no solo, com pequenos areais abrigados em pequenas enseadas.
Vila do Bispo tem um ar simpático, destacando-se a igreja, de uma alvura cintilante, com pequenas casas em redor, perto do promontório de Sagres.
Para Norte, atravessando a sinuosa Serra do Espinhaço de Cão, encontramos Aljezur, em árabe significando Aldeia das Pontes, já referida, pequena vila "conservada" na sombra íngreme do seu castelo, povoação ainda com dimensão humana, no meio duma mata que na altura não passava de troncos esquálidos e carbonizados em consequência de sucessivos incêndios. O marulhar das ondas é um ruído constante e monótono audível no Parque de Campismo, a cerca de dois quilómetros.
Na praia do Monte Clérigo, extenso areal balizado a sul pela mole rochosa, casas de veraneio, despretensiosas, onde sobressai uma mais "rica". Para Norte, um pequeno e calmo riacho desagua na arenosa e solitária praia da Amoreira, a qual se alcança atravessando a vau apenas na maré baixa.
Ainda mais para Norte, a caminho de Vila Nova de Mil Fontes, o alcantilado Cabo Sardão, os esgotos desaguando no areal, a praia alcançada por estreito carreiro iniciado cá em cima junto ao característico incaracterístico barraco de comes e bebes. (Memórias de Viagem, 1997.08.21)


2014 03 22 foto victor nogueira - setúbal - rui pedro na doca da pesca


2014 03 22 publicado na página dos antigos alunos do Instituto Superior Económico e Social de Évora ou ISESE
Este é um grupo muito comedido, que passa pelas publicações muito ao de leve, sem deixar marca que perdure, apenas o adejar das asas duma ave que depressa se perde no horizonte.
Foto Victor Nogueira - Beringel . aves ao pôr-do-sol

Sem comentários: