Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 10 de março de 2022

Fotos de capa em março 10

 * Victor Nogueira



2022 03 10 Foto victor nogueira - Labruge (Vila do Conde - praia dos Castros (2015 - GEDC2536)


2022 03 10 Carta ao filho, por Nazim Hikmet (1902 / 1963)

Não vivas sobre a terra como um estranho
Um turista no meio da natureza.
Habita o mundo como a casa do teu pai.
Crê na semente, na terra, no mar.
Mas acima de tudo crê nas pessoas.
Ama as nuvens,
as máquinas,
os livros,
mas acima de tudo ama o homem.
Sente a tristeza do ramo que murcha,
do astro que se extingue,
do animal ferido que agoniza,
mas acima de tudo
sente a tristeza e a dor das pessoas.
Alegra-te com todos os bens da terra,
com a sombra e a luz,
com as quatro estações.
Mas acima de tudo e a mãos cheias,
alegra-te com as pessoas. 


2021 03 10 100 Mil Anos de Lutas Mil - Diego Rivera - O açúcar e O levante


2020 03 10 Foto victor nogueira  - em évora, na casa da rua de Alconchel (Serpa Pinto), com Joana, Miguel Bacelar e filhos, para além da Susana e a Mariazinha.

2020 03 10 Foto victor nogueira - Rua da Moeda, em Évora


2020 03 10 Foto Victor Nogueira - Rua de Serpa Pinto ou de Alconchel com a Praça do Giraldo ao fundo, vendo-se uma das torres sineiras da Igreja de Santo Antão, a elegante fonte Henrique e as arcadas, onde se situava o Café Arcada, local de encontro, estudo, estadia e convívio da malta do ISESE não alentejana. isto é, os estrangeiros.

2019 03 10 Foto victor nogueira - Lisboa, Avenida Calouste Gulbenkian e Aqueduto das Águas Livres em Alcântara. Á esquerda parte do painel de azulejos, 1970-1982, de João Abel Manta. Ao fundo, o Parque Florestal de Monsanto, pulmão verde da cidade.


2016 03 10 Foto victor nogueira -  vila do conde - pôr do sol na foz do Rio Ave

2015 03 10 Foto victor nogueira - 1999.10.25 - ponte e Torre da Ucanha  - a ponte teria origem romana e a torre medieval servia de portagem no trânsito sobre o rio Varosa, entre Lamego e Tarouca. Situava-se no Couto de Salzedas, sendo a  sua travessia apreciável fonte de rendimento para o Mosteiro de Salzedas.

Havia pontes semelhantes noutras regiões do país, com torre defensiva, como a ponte de Sequeiros, sobre o rio Côa, no Sabugal (Guarda)

Sem comentários: