Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 15 de março de 2022

Fotos de capa em março 15

 * Victor Nogueira


2022 03 15 Foto Victor Nogueira - Vila Praia de Âncora - (rolo 409 -0020 A - 1999 08)


2021 03 15 100 Mil Anos de Lutas Mil - Dorothea Lange - Country store on dirt road Gordontonnorth-Carolina-1939 e Enfants migrants sans mère dans le coton, 1935



2020 03 15 foto victor nogueira - Rua do Raimundo, em Évora, a long time ago, vista do 2º andar do nº 44

O meu quarto, nas traseiras, dava para telhados e para um pequeno pátio e as paredes que o circundavam. Habituado a espaços amplos e ao horizonte longínquo, aquela vista da janela foi um tormento nos anos em que estive hospedado no 44; sentia-me como que emparedado.

Mais tarde poderia ter mudado para outro, no 1º andar e com vista para a rua, mas o incómodo do barulho dos carros e das carroças no empedrado, o vozear dos transeuntes e dos clientes da taberna dos pais do Cachatra na porta ao lado, foram importantes óbices face ao confortável silêncio daquele em que vivi durante esses largos  tempos.

Defronte ficavam a Pensão dos Manuéis e a caótica tabacaria do Zé Gonçalves; com uma cabine telefónica pública. Um pouco mais para cima era o Café Alentejo, onde por vezes via televisão, designadamente as chamadas "Conversas em Família", i.e., as charlas do Marcelo Caetano., e, quase junto ao Giraldo a tabacaria com quatro cabines telefónicas, as que eu utilizava mais frequentemente.


2020 03 15 Foto MENS - O quarto do estudante em Évora, em 1974

Na porta a minha caricatura feita pelo Barradas Teixeira para a nossa Festa de finalistas do Liceu Salvador Correia, em Luanda, no ano de 1965 / 66. Em 1º plano um dos volumes das Teses do III Congresso da Oposição Democrática, realizado em Aveiro   entre 4 e 8 de abril de 1973, 


2015 03 19 Goya, os desastres  da guerra e o 15 de Março de 1961, em Angola

Das cartas por mim então escritas e os comentários que o tempo e outra visão ditaram posteriormente.




2018 03 15 The British John Bull and the American Uncle Sam bear The White Man's Burden (Apologies to Rudyard Kipling), taking the coloured peoples of the world to civilisation. (Judge magazine, 1 April 1899)  Victor Gillam - “The White Man’s Burden (Apologies to Rudyard Kipling)” Judge, April 1, 1899


2017 03 15 Foto  victor nogueira - Oeiras - edifícios na Avenida Copacabana ou as varandas "marquisedas"


2016 03 15 Foto josé luís castro ferreira - Rio Dande - Angola

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