Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 13 de março de 2022

Fotos de capa em março 13

 * Victor Nogueira



2022 03 13 Foto victor nogueira - remando no Rio Ave, em Vila do Conde (GEDC1969)


2021 03 13 100 Mil Anos de Lutas Mil - Bertolt Brecht, Erskine Caldwell e Manuel da Fonseca


2020 03 13 foto MENS - 1974 - Évora, o quarto do estudante na casa de hóspedes da D. Vitória Prates, na Rua do Raimundo 44

Na porta um cartaz das campanhas eleitorais das CDE's (Comissões Democráticas Eleitorais). Nas mãos a minha caricatura para a Festa dos Finalistas do Liceu Salvador Correia (1965/66), da autoria do meu colega e amigo Carlos Barradas. Na mesa, para além de livros,  distinguem-se a máquina de escrever Olivetti Lettera 2000 e a calculadora Facit. Encostado à parede, o espelho da cómoda. O guarda fatos não tinha porta; um cortinado verde fazia as vezes dela.

2019 03 13 foto MENS -  c. 1974 - à porta do 330 da Rua dos Bragas, no Porto, onde morava o meu avô materno, António Barroso. No r/c o portão era duma carvoaria.

Na rua, a dois passos da de Cedofeita,  plácidos transeuntes, nas janelas  os mirones vendo quem passa e o que sucede, nas fachadas a roupa a secar. Na foto, a que estaríamos atentos,  eu e o miúdo?

Nesta altura a rua não tinha nem  muito movimento nem muitos automóveis estacionados


2014 03 13 Foto victor nogueira - setúbal - esteiros no rio sado e cais no moinho de maré da mourisca - Em setúbal teria havido 3 moinhos de maré, este, o das Praias do Sado (de que há anos pouco já existia) e o da Mitrena (junto aos Estaleiros da Setenave), em ruínas. O da Mourisca foi recuperado pela Reserva Natural do Estuário do Sado e junto dele jazem carcaças de embarcações. Quanto ao da Mitrena, nunca foi recuperado pois, qd da construção dos estaleiros navais, anteriormente a 1974 e à crise petrolífera, não havia preocupações de preservação do património, natural ou construído. O projecto de industrialização de Sines é disso um exemplo.


2013 03 13 Évora - quarto de estudante - foto MENS em 1973 /74

Atrás do divã, a servir de recosto, um colchão insuflável da tropa (que trouxera de Luanda) e à minha direita os sacos da TAP que me serviam para transportar a bagagem nas minhas viagens de avião ou para Lisboa/Porto ou aos fins de semana para a Amareleja ou Beringel e regresso

Na parede um Cristo desenhado pelo Camilo e a reprodução dum quadro de Van Gogh, para além de artesanato alentejano (um prato e um piporro) e uma foice que trouxera do monte do pai da Celeste, em Santo Amador (Moura)

O Poster era da ITAU, uma das "palhaçadas e porcarias" contra as quais a minha hospedeira em vão protestava, escandalizada e que para lá do desenho continha a frase "O amor é um pássaro verde num campo azul no alto da madrugada"., escrita por Victor Barroca Moreira, aos nove anos, e constante duma colectânea de textos infantis coligida por Amélia Rosa Colaço.

O quarto tinha dois divãs, de rede, sobre a qual estavam colchões de palha de milho. Um deles servia-me de sofá e  o outro de cama.


2013 03 13 Claude Serre
 (partilhado por Cecília Barata)


2013 03 13 Sobre os movimentos anti-partidários e as listas de cidadãos "independentes" - sem que se saiba quem lhes paga as candidaturas por baixo da mesa - e sobre os 60 subscritores: Vasco Lourenço, capitão do 25 de Novembro ? Veiga Simão, ministro do fascismo acolhido pelo PS de Mário Soares Guterres Sócrates Seguro? PS(D) que após 25 de Novembro inviabilizaram as comissões de moradores, as comissões de trabalhadores, as comissões sindicais, o movimento popular ? PS(D) de que são ou foram dirigentes e cúmplices no rasgar da Constituição que juraram defender com reserva mental? 

Que bom para a classe dominante são os


cidadãos independentes, sem "passado" nem compromissos (com os partidos) nem contas a prestar (nas eleições  seguintes, pois serão substituídos por outros "independentes" que não prestam contas ou "escapam" à justiça, como Isaltino Morais ex-ppd/psd ou Fátima Felgueira, ex-PS)

https://5dias.wordpress.com/2013/03/12/isaltino-morais-valentim-loureiro-avelino-ferreira-torres-juntai-vos-aos-60/ 


Sessão Cultural evocativa de Álvaro Cunhal 
23 de Março, às 15H, 
Aula Magna da Reitoria Universidade de Lisboa


2012 03 13 Kim, Sam Hyuen
 (partilhado por Cecília Barata)

2013 02 18 Chegou-me via um amigo de Facebook esta perola. No tempo do Dr. Salazar (em que muitos se inspiram para nos governar) existiam os fiscais dos isqueiros, quem não tivesse licença de isqueiro era multado, agora são os fiscais das facturas, que sina a nossa, quando é que isto acaba?

Sem comentários: