Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 14 de novembro de 2017

Estatuária em Setúbal 07

* Victor Nogueira


Avifauna do Estuário do Sado - Moinho de maré da Mourisca
fotos em 2017.11.11












Esculturas de Pedro Marques (2016)


Bosque do Centenário da República - memorial a Álvaro Cunhal
fotos em 2017.10.01


Fotografia de Eduardo Gageiro



Memorial comemorativo do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal (2013), 
da  autoria do escultor Hans Varela


Homenagem ao actor Manuel Bola
fotos em 2017.11.12


Manuel Bola, fotografado por Leonardo Silva







Homenagem ao actor setubalense Carlos Rodrigues (Manuel Bola), do escultor Jorge Pé Curto, inaugurado em  2016.12.11. A escultura representa o homenageado em corpo inteiro, fazendo uma vénia com a boina na mão, um gesto que  o caracterizava.


Homenagem a Luísa Todi. cantora lírica
fotos em 2017.11.12 e 14






A escultura inspira-se numa gravura de Luísa Todi distribuída no espetáculo da cantora realizado a 10 de fevereiro de 1791, no Teatro di San Samuele, em Veneza, Itália. O conjunto escultórico, da autoria do artista plástico Sérgio Vicente. foi doado à cidade pela Fundação Buehler-Brockhaus, em 2012


Padrão no Jardim do Quebedo
foto em 2017.10.06



Estátua de Bocage
fotos em 2017.10.29




"A estátua de [Manuel Maria Barbosa du] Bocage, [o Elmano Sadino], erguida em 1871, é da autoria do escultor Pedro Carlos dos Reis, da oficina de Germano José Salles, de Lisboa. É um monumento em mármore branco de 12m de altura, formado por uma coluna coríntia sobre quatro degraus oitavados e tendo sobre o capitel a estátua do poeta, de 2m de altura. Este é representado de casaca à girondina, tendo na mão direita uma pena e na esquerda um rolo de papel. O capitel, por sua vez, tem uma lira coroada de rosas, em cada face, entre volutas e folhas de acanto." In SILVA, Maria do Carmo Vieira da – Descobrir Setúbal: itinerários pedagógicos: uma proposta de exploração para professores. 1ª ed. Setúbal: Escola Superior de Educação de Setúbal, 1992. 113 p.


Homenagem a Francisco de Sá-Carneiro
fotos em 2017.11.14


foto de autor não identificado





Homenagem a Francisco Sá-Carneiro, por um grupo de cidadãos e a Câmara Municipal de Setúbal, em 1989.06.10. Inicialmente a cabeça de Sá-Carneiro pendia do murete, numa prova de mau-gosto, tal como sucede no polémico Monumento em Lisboa, na Praça do Areeiro.


Homenagem à Família Rosado Pinto, no Jardim da Música
 fotos em 2017.11.14





O Jardim da Música possui alguns instrumentos musicais gigantes e que podem ser utilizados pelos visitantes. É um espaço lúdico de homenagem à família setubalense dos Rosado Pinto, situado no topo norte do Parque Verde de Vanicelos, em Setúbal, inaugurado em Março de 2006.


Sem comentários: