Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Ao longe, o Castelo de Palmela

* Victor Nogueira

Mais outrora que hoje em dia (tapado por "muros" de  "arranha-céuzinhos") o Castelo  de Palmela, lá no cimo da Serra do Louro, era visível de inúmeros pontos da cidade de Setúbal tal como, em certa medida, a Serra da Arrábida, a Península de Troia ou o Estuário do Rio Sado. Todos eles conrituíam uma  "marca"  distintiva da villa de Setúbal em cidade transformada.



foto victor nogueira . Serra do Louro,com as muralhas da vila e o castelo de Palmela vistos do miradouro do Parque Verde da Belavista, em Setúbal. - Palmela foi  a  Casa-Mãe da poderosa e terratenente Ordem Militar de Santiago (https://pt.wikipedia.org/wiki/Ordem_de_Santiago) , posteriormente sedeada em Alcácer do Sal, Na foto, à esquerda, uma das torres da muralha medieval, o Convento, actualmente Pousada, e a Igreja de Santiago.  À direita a Torre de menagem do castelo, do cimo da qual se avistam largas terras em redor, incluindo Lisboa e Setúbal, Mais abaixo, à direita, os moinhos de vento que do Centro de Moinhos Vivos.

IInicialmente erguida no cimo  dum monte, na Pré-história ou na Idade Média, a povoação acabou por transferir-se para o sopé do mesmo, quer devido ao fim da "reconquista" cristã.aos mouros, quer pelo desenvolvimento das armas, designadamente da artilharia, após os séculos XVI / XVII, como também sucedeu em Sesimbra, Monsaraz, Monsanto. Montemor-o-Novo, Montemor-o-Velho, Alcácer do Sal, Santiago do Cacém, Arraiolos, Lamego, Marvão, Bragança, Covilhã, Santa Maria da Feira, Ourém  ..,de entre as muitas terras de Portugal por onde deambulei.




O castelo de Palmela visto do Forte de S. Filipe, em Setúbal




O Castelo de Palmela visto duma das varandas da casa onde moro, em Setúbal


sobre PALMELA E O SEU CASTELO ver
·     * em Palmela
·     ª por Palmela em 2000

Sem comentários: