Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Miradouros 07 - Avenida Belo Horizonte 02

* Victor Nogueira

Bem extensa e quilométrica é a Avenida Belo Horizonte, desde as cercanias a sudeste do Parque Verde da Belavista até à Rua Estêvão de Liz Velho, no Bairro Santos Nicolau, cerca da Rua Camilo Castelo Branco. Estas são novas panorâmicas, embora o horizonte para sul pouco varie no essencial. As presentes fotografias foram obtidas a sul do Parque Verde e no Bairro Santos Nicolau, cerca das Ruas Gregório de Freitas e Major Pedroso Gamito.

Nesta última dois velhotes conversavam e eles juntou-se entretanto um terceiro homem. Um dos velhotes dizia-me insistentemente e em tom que não descortinei se sério ou não, que se encontrasse a mulher dele pelas ruas (falecida ? fugida ? ) lhe dissesse para ir ter com ele (ou a levasse até ele ?) e que como recompensa me daria a mulher mais bela do Mundo. Enfim ... Terminada a minha sessão fotográfica lá me despedi dele com uma palmada no seu ombro e que não me esqueceria do recado.




panorâmicas a partir do Parque Verde






















Avenida Belo Horizonte


Avenida Belo Horizonte no Bairro Santos Nicolau, com o arruinado moinho de vento

Google Earth

fotos em 2017.08.08 / 09


OUTROS MIRADOUROS

·                     Miradouros  01 - Setúbal vista de oeste ou do poente
·                     Miradouros 02 - o Forte de S. Filipe, em Setúbal
·                     Miradouros 03 - Avenida Belo Horizonte 01
·                     Miradouros 04 - Entre S. Domingos e as Fontainhas
·                     Miradouros 05 - entre Xico da Cana e D. Pedro Denis
·                     * Miradouros 06 - Parque Verde da Belavista
·                     Em Setúbal e de novo no Jardim das Escarpas de S. Nicolau



Sem comentários: