* Victor Nogueira
Na foz do Rio Ave situam-se em Azurara a Reserva Ornitológica do Mindelo e os estaleiros navais, enquanto na margem direita, em Vila do Conde, encontramos a Capela de N. Sra da Guia, o Forte de S. João Baptista, a praia da Guia e um memorial aos Bravos do Mindelo. Do cimo das muralhas o nosso olhar vagueia do Convento de Santa Clara em Vila do Conde ao Mosteiro Franciscano de S. Donato, em Azurara. (...)
O Convento e a Igreja de S. Francisco são conhecidos por várias designações: Nossa Senhora dos Anjos, Nossa Senhora da Assunção e dos Franciscanos Capuchos. Fundado no século XVI, pouco resta do edifício primitivo, levando cerca de um século a edificação do actual conjunto, nos séculos XVII e XVIII, Hoje em dia a Igreja pertence à Ordem Terceira de S. Francisco de Azurara assim como o edifício do Convento, que foi propriedade particulat após a exrinção das ordens religiosas no século XIX. Distingue-se ao longe pela sua grande torre adjacente (a Torre do Monteiro) proveniente de uma casa de Vila do Conde, duma das famílias sua proprietária.
No corpo da igreja encontram-se os altares de São Francisco e Santo António, com as respectivas imagens dos santos franciscanos. No entanto a capela de maior importância é a de São Donato, cujo corpo, "inteiro e incorrupto", foi trazido de Roma por Frei Francisco de Azurara, e depositado nesta igreja a 28 de Abril de 1757. A este local, em Setembro, acorrem muitos vilacondenses e poveiros, para celebrarem as Festas em honra de S. Donato, santo mártir que é o protector das gentes marítimas da região.
Perto situam-se o cenitério de Azurara e a ermida de Nossa Senhora das Neves, cujo culto é dos mais antigos da localidade e em honra de quem se celebra a festa maior da freguesia. Reza a lenda que neste local apareceu Nossa Senhora, em forma de pomba, a um pequeno pastor que acompanhava o seu rebanho. A festa de Nossa Senhora das Neves realiza-se todos os anos, no primeiro domingo de Agosto, sendo também conhecida por Romaria dos Anéis. Outrora o arraial atraía grande número de ourives que vendiam aos rapazes os anéis em ouro e chumbo que estes ofereciam às suas pretendidas. Mantém-se o costume ligado a esta festa e que é o de percorrerem a freguesia com tambores, anunciando a romaria, três vezes por dia, nos nove que precedem osfestejos. Em tempos idos o arraial organizava-se à volta da capela tendo sido, posteriormente, transferido para a área envolvente da Igreja Matriz.
Nos campos circunvizinhos pasta gado vacum e nesta zona se inicia a Reserva Ornitológica do Mindelo, numa região de dunas protegidas. Destas se avistam ao longe a Igreja matriz de Azurara e o Convento de Santa Clara, em Vila do Conde.
Coogle Earth - Convento de S. Francisco e Ermida de N. Sra das Neves
Fotos em 2014.09 e 2019
VER
Sem comentários:
Enviar um comentário