Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 17 de outubro de 2021

Templos religiosos 33 - Igrejas, ermidas, capelas e cruzeiros em Vila do Conde 02

 * Victor Nogueira

Azurara, Mindelo, Mosteiró, Tougues, Vairão

2021 10 06 Foto victor nogueira - Cruzeiro (1756) em Lameiras (Mosteiró - Vila do Conde), avistando-se ao fundo a torre sineira da Igreja de S, Gonçalo.



2021 10 07 Foto victor nogueira - Mindelo (Vila do Conde) - Igreja de S. João Evangelista e cruzeiro



2021 10 08 Foto victor nogueira - Mosteiró (Vila do Conde) - Igreja de S. Gonçalo e cruzeiro



2021 10 09 Foto Victor Nogueira - Cruzeiro e igreja de Santa Maria-a-Nova, em Azurara (Vila do Conde)

Em 1502 a população de Azurara, aproveitando a passagem de D. Manuel por aquelas terras, solicitou-lhe permissão para edificar uma nova igreja paroquial, que substituísse a então existente.

«A construção da nova matriz, dedicada a Santa Maria a Nova, ter-se-á iniciado nesse mesmo ano, tendo sido provavelmente terminada em 1522, data de conclusão do espaço da capela-mor O templo tem grande semelhança com a Igreja de S. João Baptista, em Vila do Conde,

A estrutura manuelina, de grande sobriedade, é decorada com um portal principal decorado com motivos de grotesco, cujo conjunto é rematado por um nicho com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, vinda da primitiva capela de Azurara com a mesma designação. Este conjunto de linguagem ao romano derivou certamente dos modelos traçados na Matriz de Caminha, e que a partir das primeiras décadas do século XVI se alastraram a todo o Noroeste português.

Do lado esquerdo da fachada foi construída no final do século XVII a torre sineira, com balcão no segundo registo e oito aberturas sineiras no topo, cujo modelo é decalcado da torre da matriz de Vila do Conde, edificada pelo mestre João Lopes o Moço durante a década de 80 do século XVI. » (Catarina Oliveira, IPPAR/2005)

~~~~~~~~~~
No adro defronte do templo encontra-se o cruzeiro, similar a outros que tenho encontrado nas minhas andanças, como em Óbidos, Mértola e Cabeço de Vide: as faces anterior e posterior da cruz que encima a coluna são decoradas com as imagens de Cristo e da Virgem.



2020 10 10 Foto victor nogueira - Azurara - Ermida de S. Sebastião e cruzeiro

«Com características do gótico, barroco e neoclassicismo, a capela ergue-se sobre afloramento rochoso, em plataforma elevada, no gaveto entre a Rua da Junqueira e a Rua de São Sebastião. O adro é murado, ostentando um cruzeiro na esquina.

Apresenta uma planta longitudinal de nave única e capela-mor retangulares. (...) A sua construção data, provavelmente, dos séculos XIV/XV, sendo mencionada no Livro das Visitações em 1567. Apresenta, no entanto, elementos posteriores, nomeadamente dos séculos XVIII e XIX.» in «Capela de São Sebastião | Turismo Vila do Conde»


2021 10 11 Foto victor nogueira - Azurara - Capela de Sant'Ana e cruzeiro

No topo duma íngreme calçada, com deslumbrante panorama sobre o Rio Ave e Vila do Conde situa-se a Capela de Sant'Ana, cuja fundação fontes documentais indicam ter sido anterior ao século XVI. Defronte da ermida, ergue-se um cruzeiro em substituição de um outro anterior, destruído por um temporal, no qual existia um nicho em que todas as noites se acendia um lampião de azeite cuja luz orientava os homens no mar.


2021 10 12 Foto victor nogueira - Azurara - Capela da Casa da Praça e cruzeiro (2016.09.26)

A Casa da Praça, armoriada, remontará aos finais do século XVII e situa-se na artéria principal da vila, nas imediações da Igreja da Misericórdia. Em 1970 / 1980 as obras de conservação, realizadas pelo proprietário, alteraram profundamente a fachada das traseiras bem como o interior do edifício, mantendo unicamente a integridade da fachada principal.

VER   

Templos religiosos 27 - Azurara - ermidas e capelas



2021 10 13 Foto victor nogueira - Vairão (Vila do Conde) - Passo da Via Sacra, cruzeiro e Capela de N. Sra da Lapa, erguida em 1728, na cirunvizinhança da Igreja de S. Bento e do Mosteiro de S. Salvador



2021 10 14 Foto victor nogueira - Tougues (Vila do Conde) - Capela do Senhor do Padrão e cruzeiro

Sem comentários: