Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 13 de junho de 2021

fotos de capa em junho 13

 * Victor Nogueira

2021 06 13 Foto victor nogueira - Rua do Moinho, na Belavista, em Setúbal - Na parede exterior da Associação Cristã da Mocidade (Young Men's Christian Association) encontra-se um extenso e diversificado mural executado por diferentes artistas, sendo o da foto de autoria de Hatori, III, Pablo. Em 2021 a maioria dos painéis encontram-se degradados, quase irreconhecíveis. (foto em 2018.01.26  Canon 151_01)

Em Setúbal a Associação Cristã da Mocidade (ACM - YMCA) tem equipamentos nos Bairros da Belavista  e do Montalvão, com sede no primeiro. As suas paredes ostentam murais e grafitos diversificados, algo degradados, na Belavista executados entre 2011 e 2015 e no Montalvão em 2010.12, neste caso muito degradados. 

A ACM (Young Men's Christian Association), que se instalou em Portugal em 1975, como IPSS, foi fundada em Londres por George Williams em 1844 para prestar assistência ao operariado de acordo com princípios cristãos. Desenvolve presentemente a sua acção em todo o Mundo, como ONG.

VER Murais em Setúbal 28 - Associação Cristã da Mocidade (YMCA)


2021 06 13 Foto victor nogueira - Grafito de 313 na Avenida Luísa Todi, em Setúbal, nas paredes da ruína em que se tornou o antigo cinema Casino Setubalense (2013 GEDSC 100)

2016 06 13 victor nogueira - Setúbal - ruínas do Palácio dos Arciprestes, em 1999, que já foi objecto duma minha photo-reportagem em Sic transit gloria mundi e o Palácio dos Arciprestes em Setúbal 


2015 06 13  Álbum Álvaro Cunhal - Político e Humanista


A mim parece-me bem.

Privatize-se Machu Picchu, privatize-se Chan Chan,
privatize-se a Capela Sistina,
privatize-se o Pártenon,
privatize-se o Nuno Gonçalves,
privatize-se a Catedral de Chartres,
privatize-se o Descimento da Cruz,
de Antonio da Crestalcore,
privatize-se o Pórtico da Glória
de Santiago de Compostela,
privatize-se a Cordilheira dos Andes,
privatize-se tudo, privatize-se o mar e o céu,
privatize-se a água e o ar, privatize-se a justiça e a lei,
privatize-se a nuvem que passa,
privatize-se o sonho, sobretudo se for diurno
e de olhos abertos.

E, finalmente, para florão e remate de tanto privatizar,
privatizem-se os Estados, entregue-se por uma vez
a exploração deles a empresas privadas,
mediante concurso internacional.
Aí se encontra a salvação do mundo…

E, já agora, privatize-se também
a puta que os pariu a todos.

José Saramago, em “Cadernos de Lanzarote – Diário III”. Lisboa: Editorial Caminho, 1996.


2014 06 13  Foto victor nogueira - setúbal - auto-retrato e sombras


2013 06 13 Foto Victor Nogueira - Serpa  Aqueduto (nocturno)

2013 06 13 O Borda de Àgua, novo instrumento de gestão económico-financeira de gaspar, passes de coelho & portas abertas - Previsões do Borda D'Água levam ministro da Economia à gargalhada



2012 06 13 Foto Victor Nogueira - Águeda e Rio Águeda


2012 06 13 Foto Victor Nogueira - Ribeira da Vila de Oeiras

Sem comentários: