Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 10 de junho de 2021

fotos de capa em junho 10

 * Victor Nogueira


2021 06 10 Foto victor nogueira - Mural (pormenor) na Rua Roberto Ivens, em Setúbal (Foto em 2019 06 10 Canon 168_06)

No Monte Belo Norte, na Rua Roberto Ivens, encontra-se este mural do Jardim de Infância A Abelhinha, em local pouco visível, cuja temática é a natureza. No cimo da escadaria existe um café, onde alguém, intrigado com o meu ofício de fotógrafo, me pergunta se é para publicar no jornal O Setubalense, elogiando a beleza do mural e a iniciativa dos moradores. Pelo Jornal do Município fico a saber que o seu autor é António Peguinho.



2021 06 10 Foto victor nogueira - grafito no edifício da extinta Cootset - Coopertaiva de Consumo dos Trabalhadores de Setúbal, CRL, fundada em 1984, na Avenida António Sérgio, em Setúbal (Foto em 2018 01 30 Canon 151_01)


2016 06 10 Foto victor nogueira - castelo de santa maria da feira (1998.09) O castelo de Santa Maria da Feira, já existia quando o conde D. Henrique recebeu o Condado Portucalense.A actual arquitectura do castelo tem origem no reinado de D. Afonso V, por volta de 1448, pela mão do primeiro conde da Feira. No início do século XVIII um incêndio devastou esta residência senhorial, dando início a um longo período de abandono. 

Classificado como Monumento Nacional, teve obras a cargo da Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, é considerado como uma das obras emblemáticas da arquitectura medieval portuguesa. VER MAIS EM Santa Maria da Feira



2015 06 10 victor nogueira, por Pepito (José Luís Virott da Costa) (Luanda 1966) "Texas" era uma das minhas alcunhas no Liceu Salvador Correia, no 6º e 7º anos (3º ciclo) , cuja razão de ser esqueci, ao contrário de outras nos 1ºs anos, como "Mosquito Eléctrico", "Pequenino" ou "King Kong", este o nome dum praticante das provas de "luta livre". que se realizavam  em Luanda. Com efeito embora a memória que tenho desses tempos seja a de ser um ser pacifista, a verdade é que o meu diário de pré adolescente regista que no Liceu andava muitas vezes à pancada. 

Embora actualmente seja capaz de rir-me a bandeiras despregadas e silenciosamente, ou de parar imediatamente o  riso,  na altura tinha dificuldade em controlá-lo. Os meus colegas, sabendo deste meu "fraco", nas aulas faziam-me rir, ficando imediatamente sérios e com ar de satinhos quando o professor se voltava para a turma e me via como o único que se ria. Daí, ou era expulso  da aula ou admoestado. E depois, pimba, à saída do Liceu lá havia pancadaria entre mim e eles.


2012 06 10 Foto Victor Nogueira - Cela (Coutos de Alcobaça) - pôr do sol na herdade que foi do General Humberto Delgado


2012 06 10 Foto Victor Nogueira - Tempestade em Setúbal, vista duma das minhas varandas, no último andar duma torre no cimo duma encosta

Sem comentários: