Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 2 de junho de 2021

Murais e grafitos em Setúbal 119 - Estrada da Graça

 * Victor Nogueira

A Estrada da Graça, paralela à linha férrea, outrora bordejada por inúmeras fábricas de conservas de pescado, demolidas ou reconvertidas para outros usos, é uma galeria de grafitos e pichagens, onde um dia destes encontrei dois murais, um deles dedicado ao Encontro  pela Paz e outro, menos ambicioso, relativo talvez ao Estuário do Sado e Serra da Arrábida. 



Encontro pela Paz - Setúbal 2021

Este mural enquadrado no Projecto Setúbal Mais Bonita contém representações de fauna e flora entre figuras humanas e foi executado em Maio de 2021 pela artista espanhola Elena González (Ele.Zissou, em colaboração com o realizador setubalense Pedro Estevão Semedo, numa iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Setúbal. 

Frequentemente a flora e a fauna são desrespeitadas pelos humanos através dos seus hábitos”, afirmou a muralista, acrescentado ser necessário  “relembrar [a} todos que temos que cuidar do planeta Terra e procurar a sua harmonia, para que nós próprios encontremos a nossa”. Referindo-se ao mural descreve-o como “algo com humanos e não humanos a viver em harmonia entre plantas”. Os animais e as plantas são representados maiores que os humanos porque a artista almeja “um mundo fantástico e utópico, onde todos os seres têm a mesma importância e onde nenhum humano explora outro ser, humano ou não”.  

in Mural partilha arte pela paz | Município de Setúbal











Fotos em 2021 05 26 Canon 192_05

Sem comentários: