Castro Barroso Gato Nogueira - Blog Photographico - lembrança da moça do Alentejo
Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui
“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)
«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973
segunda-feira, 21 de junho de 2021
Fotos de capa em junho 21
* Victor Nogueira
2021 06 21 Foto Victor Nogueira - Mural de Peguinho (pormenor), no Centro Paroquial da Anunciada (Rua da Batalha do Viso), em Setúbal (2018 08 08 Canon 158_08)
2019 06 21 Foto jj castro ferreira - em Luanda, na Praia do Bispo, em 1962 Atendendo à indumentária, deve ter sido no "cacimbo", a estação fria e das Férias Grandes escolares, entre Junho e Setembro.
2019 06 21 auto-retrato em Paço de Arcos, em 2013.12
2017 06 21 ENTRE RIOS EM CASTELO DE PAIVA E PEDRÓGÃO GRANDE - paparazzi e tablóidismo no seu melhor & the $how bu$in€$$ mu$t go on. A história da notícia de um avião que, afinal, não caiu.
2017 06 21 ESTERQUEIRAS E CANOS DE ESGOTO BOMBISTAS EM CANAL ABERTO
Pois .... Os telejornais parecem cada vez mais entulheiras de enchouriçar notícias tablóides e por isso muito raramente os vejo em directo e quando os vejo é em diferido, saltando com o fast forward o lixo e comentários dos "especialistas" de bancada.
Mas mesmo que tivesse caído um avião, isso seria uma nota e não a mais importante notícia "bombista" face à dimensão da tragédia. Como disse o Marquês de Pombal em 1755 após o calamitoso terramoto que destruiu não apenas Lisboa mas muitas vilas e aldeias a sul de Rio Maior, "enterrem-se os mortos, cuide-se dos vivos e enforquem-se os salteadores".
Hoje em dia os abutres e os salteadores são mais sofisticados e os beneficiários são as bolsas onde embolsam bem recheadas as dos seus donos e patrões, bem vestidos, bem perfumados, bem falantes, bem aperaltados lá nos insonorizado e alcatifados gabinetes das administrações onde moram os capatazes e maiorais.
2016 06 21 foto victor nogueira - pôr do sol e pinheiro manso em contra-luz
2015 06 21 A PALAVRA "LIBERDADE" TEM CONTEÚDOS DIVERSOS, CONFORME OS EFECTIVOS DESTINATÁROS E PARA LÁ DAS APARÊNCIAS
Liberdade, por Sérgio Godinho
Viemos com o peso do passado e da semente
Esperar tantos anos torna tudo mais urgente
e a sede de uma espera só se estanca na torrente
e a sede de uma espera só se estanca na torrente
Vivemos tantos anos a falar pela calada
Só se pode querer tudo quando não se teve nada
Só quer a vida cheia quem teve a vida parada
Só quer a vida cheia quem teve a vida parada
Só há liberdade a sério quando houver
A paz, o pão
habitação
saúde, educação
Só há liberdade a sério quando houver
Liberdade de mudar e decidir
quando pertencer ao povo o que o povo produzir
quando pertencer ao povo o que o povo produzir
2014 06 21 De quantas roupagens e de quantos espelhos se veste o amor ? Como e em que balanças se pesam os corações ? De que matéria ou materiais são feitos? De quantos rios refluindo em riacho cada vez mais estreito e para longe do mar ? De quantas luas se faz o sol ? Como se apura o deve e haver da mão invisível que equilibra as curvas da oferta e da procura ? Na economia do amor de que monopólios ou oligopólios se alimenta ? Amor rima com ar-dor e an-dor e amizade com serenidade. Fica um campo de flores estreladas
2021 06 22 Diz-me Penélope que há um erro no meu texto, pois em Junho há o solstício de Verão, a que se seguirá o Equinócio do Outono. Fica a rectificação feita, acrescentando-se que hoje foi o dia maior deste ano de 2021
2012 06 21 Foto Victor Nogueira - Alentejo (depois do incêndio). NOTA - Já reparei e as fotografias mostram-no que muitas árvores queimadas depois reverdecem.
2011 06 21 Álbum Figurinhas e figurões
2011 06 21 Álbum Zé Povinho - criação de Rafael Bordalo Pinheiro
Sem comentários:
Enviar um comentário