Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Mostra fotográfica revela a vida cotidiana da África em São Paulo


20 de novembro de 2010 15h30

 
Cerca de 30 fotografias revelam a vida cotidiana, a arte, as tradições e os ritos religiosos de pessoas anônimas de Angola, Congo e Benin em uma mostra do fotógrafo brasileiro Ricardo Teles, que começou neste sábado na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
. A abertura da exposição, intitulada "O Lado de Lá", coincide com o dia da Consciência Negra e tem o objetivo de "reencontrar o conhecimento no Brasil sobre a África através de um ensaio fotográfico", disse Teles em uma nota da Pinacoteca.
.
A exposição repassa os principais portos de onde a população africana embarcava como escrava em direção ao Brasil.
.
Um dos monumentos retratados é o Portal do Não Retorno, erguido na década de 1990 na República de Benin, para relembrar a última etapa antes do embarque definitivo dos navios onde os escravos viajavam.
.
As imagens foram tiradas entre 2005 e 2010 por Teles, que também é fotojornalista e desenvolveu tarefas de documentação.
.
Dentro do processo de reestruturação da exposição de longa duração da Pinacoteca também estarão expostas, a partir deste sábado, cerca de 40 obras de alguns dos maiores representantes da pintura brasileira, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Lasar Segall, precisou a instituição em outro comunicado. 
.
.
http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI4802510-EI188,00-Mostra+fotografica+revela+a+vida+cotidiana+da+Africa+em+Sao+Paulo.html
.
.

Sábado, 20 de novembro de 2010, 08h11

Exposição fotográfica celebra dia da consciência negra

Ricardo Teles/Divulgação
Fotografia de Ricardo Teles que participa da exposição  O lado de lá - Angola, Congo, Benin
Fotografia de Ricardo Teles que participa da exposição O lado de lá - Angola, Congo, Benin
.
A exposição O lado de lá - Angola, Congo, Benin, do fotógrafo Ricardo Teles, será inaugurada neste sábado (20) na Pinacoteca do Estado em comemoração ao dia da consciência negra. A mostra reúne 30 imagens em preto e branco, que revelam elementos simbólicos culturais que conectam esses países africanos ao Brasil.
.
Durante a abertura, das 11h às 13h, haverá uma mesa redonda para discutir a presença negra na sociedade brasileira, com a presença do cineastra Jeferson De, o poeta Allan da Rosa e a artista Rosana Paulino. Diógenes Moura, curador de fotografia da Pinacoteca, fará a mediação do debate.
.
As fotografias foram tiradas por Teles entre os anos 2005 e 2010 e trazem cenas da vida cotidiana, celebrações que unem arte e religiosidades, retratos de pessoas e de monumentos históricos, como o Portal do Não Retorno, erguido na década de 1990, na República do Benin, em memória aos escravos que partiram em direção ao Brasil. Elas poderão ser conferidas até o dia 09 de janeiro.
.
Serviço
Exposição fotógrafo Ricardo Teles: O lado de lá - Angola, Congo, Benin
De 20 de novembro de 2010 a 09 de janeiro de 2011.
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02 - Luz - São Paulo (SP)
Ingressos (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00. Grátis aos sábados
Informações: begin_of_the_skype_highlighting              (11) 3324-1000      
(11) 3324-1000
.
.
http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4799115-EI6581,00-Exposicao+fotografica+celebra+dia+da+consciencia+negra.html
,
.

Sem comentários: