Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

"António Barreto: fotografias 1967 - 2010"


Lisboa S.O.S. Publicado em 10 de Novembro de 2010

Hoje, dia 11 de Novembro, pelas 19h00, a Galeria Corrente d’Arte inaugura a exposição “António Barreto: Fotografias”. Ao mesmo tempo será lançado o livro “António Barreto: Fotografias, 1967 – 2010” organizado por Ângela Camila Castelo-Branco e editado pela Relógio d’Água Editores.

O fotógrafo, de 68 anos, é sociólogo, investigador e professor universitário, tendo várias vezes desempenhado funções políticas como deputado e membro do governo. É colunista do jornal Público desde 1990 e autor de vários livros. Além disso, foi autor da série de documentários “Portugal, Um retrato social” e co-autor da longa-metragem “Horas do Douro”. Membro da Academia das Ciências, recebeu o Prémio Montaigne 2004. Sócio fundador e presidente da Associação Portuguesa de Photographia - APPh. É presidente da Fundação Francisco Manuel dos Santos.

António Barreto dedicou à imagem fotográfica uma parte da sua vida e dos seus interesses. Com raras interrupções, fotografou durante mais de cinquenta anos. Esta exposição, organizada por Ângela Camila Castelo-Branco, reúne cerca de quarenta provas a preto e branco das fotografias feitas durante este período de tempo.

A exposição estará patente ao público de 12 de Novembro a 30 de Dezembro de 2010, na:

Galeria Corrente d’Arte
Av. D. Carlos I, nº 109 - 1200-648 begin_of_the_skype_highlighting              109 - 1200-648      end_of_the_skype_highlighting Lisboa
Tel. 213 941 722 begin_of_the_skype_highlighting              213 941 722      end_of_the_skype_highlighting
http://correntedarte.blogspot.com/


Abertura: das 14.00 às 19.00, de segunda a sábado
.
.

Sem comentários: