Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

António Banderas - actor e fotógrafo




.
O ator espanhol Antonio Banderas mostrará pela primeira vez seu trabalho como fotógrafo na exposição "Segredos sobre negro", aberta ao público nesta sexta-feira no Instituto Cervantes em Madri. 
.
Para ele, as imagens retratam o universo da cultura espanhola sob o ponto de vista da feminilidade.
Banderas - que, além de atuar, dirige, canta e dança - disse na apresentação da mostra que não tem a intenção de ser fotógrafo profissional. Ele afirma que quer "apenas dar vazão às inquietações". 
.
"Tenho 50 anos e não quero ficar com a sensação de que me restam coisas por fazer", declarou. 
.
A exposição de 23 imagens evoca elementos da cultura espanhola. Touradas, flamenco, personagens clássicos como o Barbeiro de Sevilha, D. Juan ou Carmen são retratados com tons teatrais, artísticos e um constante fundo preto que o artista associa ao infinito. 
.
Segundo o ator espanhol, as mulheres são a referência do seu trabalho "porque um mundo governado por mulheres seria um mundo melhor". 
.
"Somos governados por homens há séculos e olha como estamos. O que eu defendo é uma postura feminina, não feminista. Não estou falando de uma mulher que queira ocupar papéis de homens, como acontece com algumas políticas. Mas de feminilidade". 
.
Uma das tradições espanholas mais representadas nas fotografias é a das touradas, que o autor também considera um universo "absolutamente feminino". 
.
"Ninguém vê toureiros com barba e bigode. O que me interessa é esse ponto de vista do Picasso com elementos de catarse, morte, sensualidade, feminilidade", diz. 
.
Banderas confessa que assistiu a várias touradas, mas não se considera fã do espetáculo. 
.
"Todos estes eventos de tortura animal me produzem mal-estar; embora reconheça que as touradas fazem parte da cultura espanhola. É nossa forma de ser". 
.
A mostra deverá chegar ao Brasil em maio de 2011, apresentada pessoalmente pelo autor, assim que concluir as gravações do próximo filme de Pedro Almodóvar. 
.
"Ainda não fechamos lugar e data, mas certamente será em maio no Rio de Janeiro, se Deus quiser", afirmou. 
.
Até lá, a exposição passará por Buenos Aires e Moscou, entre outras cidades. Acompanhadas por poemas também de autoria de Banderas, as fotos serão leiloadas. 
.
Todo o dinheiro arrecadado com o leilão irá para Fundação Lágrimas e Favores, que oferece bolsas de estudo em universidades para estudantes carentes e ajudas a pacientes com câncer. 
.
A mostra permanecerá em Madri de 12 a 21 de novembro. 
.
Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil
© British Broadcasting Corporation 2006. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem a autorização por escrito da BBC BRASIL.
.
.
http://oglobo.globo.com/cultura/mat/2010/11/12/fotos-ousadas-marcam-estreia-de-antonio-banderas-como-fotografo-923011072.asp
.
.
11/11/10 - 21h21 - Atualizado em 11/11/10 - 21h30

Antonio Banderas lança exposição de fotos em Madri

Ator apresentou suas obras para o público nesta quinta-feira, 11.
Do EGO, em São Paulo

O galã Antonio Banderas apresentou ao público nesta quinta-feira, 11, seu outro dote artístico. O ator espanhou lançou em Madri sua primeira exposição de fotografia.

AFP /Agência

Antonio Banderas

http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1629744-9798,00-ANTONIO+BANDERAS+LANCA+EXPOSICAO+DE+FOTOS+EM+MADRI.html
.
.

Fotografia

Banderas inaugura exposição em Madrid

11 | 11 | 2010   12.09H
Inaugura amanhã no Instituto Cervantes de Madrid, uma exposição de fotografia do actor e realizador espanhol Antonio Banderas.
.
Vera Valadas Ferreira | vferreira@destak.pt
.
Trata-se da primeira mostra do género assinada pelo marido de Melanie Griffith, um trabalho já exposto em Nova Iorque e que é composto por 23 imagens inspiradas na beleza feminina. 
.
Intitulada Secretos sobre negro, na exposição o artista natural de Málaga corrompe certos conceitos da mitologia clássica espanhola, dando «um papel dominante à mulher de um ponto de vista quase metafórico, convertendo-a, por exemplo, no homem toureiro», explica o próprio. 
.
«Faço fotografias há muitos anos e nunca tinha pensado torná-las públicas. Mas propuseram-me uma sessão especial e o resultado está aqui», comentou o outrora actor-fétiche de Pedro Almodôvar em Maio, aquando da inauguração da mostra em Nova Iorque. 
.
A mostra ficará patente ao público até 21 de Novembro, seguindo depois para Buenos Aires.
.
http://www.destak.pt/artigo/80074-banderas-inaugura-exposicao-em-madrid
.
.

Sem comentários: