Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Os principais fotógrafos de moda no Brasil na Fashion TV

 
03/11/10
 
Por: Lina Mancuso
.
Fotografia é uma arte que mistura luz, formas e muito talento. O programa NOMES DA MODA, série que documenta a trajetória dos principais ícones da moda nacional, fala com os principais fotógrafos brasileiros. O programa mostra a rotina de Bob Wolfenson, Miro e Jaques Dequeker, fotógrafos escolhidos para a série, que vai ao ar no dia 3 de novembro, quarta-feira, dia 3, às 21 horas.

“A moda impulsionou meu trabalho, vim de uma escola que faz imagens” diz Bob Wolfenson, conhecido por clicar retratos incríveis, ele fala ao programa como chegou ao mundo da fotografia: “Comecei a trabalhar em um estúdio fotográfico quando meu pai morreu, com 15 anos. Eu era assistente de fotografia na Editora Abril e comecei a me apaixonar pelo assunto.” Em  Nova York , no início de carreira, ele foi trabalhar com um dos cinco fotógrafos mais conhecidos do mundo, voltou para o Brasil com muita bagagem e muito mais seguro.

Jaques Dequeker é o fotógrafo que mais faz editoriais de Vogue no mundo, apaixonado por futebol, tubarões, foi na fotografia voltada para moda que ele encontrou o que realmente queria fazer. Depois de um período na Califórnia, voltou para trabalhar com o pai de um amigo, que era fotógrafo e as oportunidades foram surgindo: “Peguei a câmera e fui cobrir um backstage no SPFW, fiz fotos de supermodelos e a carreira começou a deslanchar”.

Ana Claudia Michels foi a primeira modelo fotografada por Dequeker. “Ele deixa tudo mais tranqüilo, se a maquiagem não estiver boa ou tiver algum problema no estúdio, ele consegue fazer o trabalho e deixar incrível”, diz a top.

Miro é o fotógrafo responsável por importantes campanhas publicitárias e editoriais de moda, com mais tempo de carreira, ele viu tudo acontecer no mundo da moda: “Comecei a trabalhar quando o Brasil começou com moda”. Conhecido pela delicadeza no trabalho, não economiza tempo para fazer uma foto incrível. “Uma boa foto precisa de uma boa luz e Deus é responsável por isso”.

NOMES DA MODA – Fotógrafos, vai ao ar na quarta-feira, dia 4, às 21h; com reapresentações na quinta-feira, dia 5 às 15h30; sexta-feira, dia 6 , às 1h30; sábado, dia 7, e domingo, dia 7, às 15h30.
.
http://www.leiamoda.com.br/leiamoda/content/materia.php?idText=5059&secao=noar
.
.

Sem comentários: