Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 24 de agosto de 2021

Fotos de capa em agosto 24

 * Victor Nogueira

202108 24 Fotos victor nogueira - Arte de soniatropicos em Setúbal , o 1º intitulado 'O sonho de Celina' e o _último homenageando as escritoras Ana de Castro Osório e Olga Morais Sarmento

VER

2016 08 25   Fim de dia em Azurara


2017 08 24 paço de arcos - auto-retrato em 2017.08.24 - após o desbarbeamento

1. - quando era pequenina, "a long time ago", ao ver-me depois de eu ter rapado a barba e o bigode, exclamou a minha filha susana: "olha, outro victor !"

2. - Aqui, à minha esquerda [no Café Arcada, em Évora], está o velhote pequenitates que anda à Charlot; costuma pôr uma flor no copo de água que normalmente acompanha a bica, fala em verso - os dois últimos primam quase sempre pela falta de rima e métrica - e oferece moedas da sua colecção às personalidades importantes que passam por Évora e às caras bonitas. Fala com toda a gente e não sei se falará com alguém. Quando regressei de Luanda reparou que eu tinha rapado a barba ... largos meses depois do acto solene que me tornou irreconhecível ao espelho, provocando me, durante alguns dias, ataques de hilaridade frente àquela face rejuvenescida e francamente risonha, sem o sorriso voltaireano que dizem ser o meu - irónico e trocista - de que muitas vezes me apercebo mas não contenho, mesmo nos momentos mais solenes e sérios, de gravidade de circunstância. (...) (NSF - 1971.01.31)


2015 08 24 foto victor nogueira - algures no Alentejo, suponho eu


2013 08 24 Foto Victor Nogueira -Setúbal - jogo de sombras e volumes na Igreja de Santa Maria da Graça (Sé)

Sem comentários: