Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 31 de agosto de 2021

Murais 41 - Vila do Conde - Parque do Castelo

 * Victor Nogueira

Em anos anteriores passei inúmeras vezes por aqui, a cavalo no Fiesta II, mas só agora, estacionado este para fotografar os farolins da Foz do Rio Ave e revisitar a Capela da Senhora da Guia, reparei num conjunto de grafitos e neste mural, executado em Maio de 2017, com orientação artística de Isabel e Luís Lhano. Nele figuram obras de Valter Hugo Mãe, Isabel Lhano, Luís Silva, Chico ou Filipe Larangeira  Assim, entre 20 e 21 de Maio, os jovens que habitualmente procuram espaços para desenvolver os seus graffitis, foram convidados a integrar esta actividade, no muro do Parque de Jogos do Castelo, assim denominado por situar-se nas cercanias do Forte de S. João Baptista. .


























Fotos em 2021 08 27 (Canon 195_08

Neste Kant_O Photomatico, já foram publicados os murais de Caxinas e os dedicados às mulheres da Seca do Bacalhau e a José Régio, bem como variados grafitos, em Azurara e em Vila do Conde.

Caxinas (Mercado Municipal) - 2014  Autoria: Colectivo Rua (Oker, Draw, Fedor e Alma) e Third).

Caxinas (Igreja de Nosso Senhor dos Navegantes) - 2016 - Autoria: Manuel Martins “Meonerock” e Arménio Torres.

Vila do Conde (Mulheres da Seca do Bacalhau)  - 2016 - Autoria: Isabel Lhano, que executou este mural com o Núcleo de Arte Urbana de Vila do Conde: Marco Castiço, Miguel Pipa e o seu filho, Luís Costa.

Vila do Conde (José Régio) - 2019 - Autoria: Daniel Eime,

VER 

em Caxinas, terra de pescadores

Murais 01 - Vila do Conde - 50º aniversário da morte de José Régio

Murais 02 - Vila do Conde (Caxinas)

Murais 06 - Vila do Conde ( homenagem às mulheres da seca do bacalhau)

Sem comentários: