Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Templos relgiosos 00 - Igreja de S. Paulo, em Setúbal

 * Victor Nogueira

O périplo desta quente tarde de verão destinava-se a fotografar igrejas católicas construídas em Setúbal a partir dos anos '80 do século XX, nos bairros que resultaram da expansão urbana nos anos '60, para lá do casco  da cerca muralhada setecentista .. Igrejas de N. Sra. da Conceição, de S. José (1984) e de S. Paulo.

Foi possível entrar numa delas, a de S. Paulo, por se encontrar aberta, para os ofícios divinos para escassa assistência, sobretudo de de meia idade e maioritariamente feminina, No átrio uma representação gráfica da conversão de Paulo de Tarso. No interior, as colunas pintadas ostentam versículos do Novo Testamento.


Igreja de S. Paulo, na  Praceta Doutor Joaquim Ferreira de Sousa

















Fotos em 2021 08 11 Canon 195_08

Sem comentários: