Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Fotos de capa em agosto 11

 * Victor Nogueira


2021 08 11 Foto victor nogueira . Grafito de 313, Secso e Sudae, na Avenida General Daniel de Sousa, em Setúbal. (GEDC0387)

Este edifício é um exemplar das primitivas habitações outrora existentes nesta artéria, conjuntamente com uma espécie de pátio, bem conservado, que confina com a Rua Alves da Silva, a sul, e de outros prédios, contíguos á Praça do Tratado de Lisboa, a norte. 

Depois nela foram sendo construídas amplas vivendas, na faixa nascente, e prédios de vários pisos, na poente. Algumas vivendas perderam a função habitacional, tendo presentemente outras valências, como jardins de infância, uma esquadra da polícia de trânsito e estabelecimentos ligados à saúde.


2021 08 11 Auto-retrato feito "tó-tó" a sorrir para uma cintilante luzinha verde-alface (2021 08 11)


2020 08 11 foto victor nogjueira -  Lisboa - quiosque arte nova (pormenor) no Jardim 5 de Outubro (1998)



2017 08 11 fotos victor nogueira - em Setúbal, na esquina da Avenida Luísa Todi com a Travessa do Carrança 


2013 08 11 Foto Victor Nogueira - Setúbal - estuário do Rio Sado e Península de Tróia vistos de Forte de S. Filipe


2013 08 11

Quem tu és
não sei
ar sol brisa
ou areal
gomo gota ou pétala
traço o teu contorno
de pedra em pedra
o cinzel 
do
riso 
do 
a-mar-ar
em ondas sucessivamente sucessivas
ah! quem agarrasse aqueles dias !

Setúbal 2013.08.11
Foto Victor Nogueira  areal em Aljezur


2012 08 11 Foto Victor Nogueira - Belmonte (brasão dos Cabrais)

Sem comentários: