Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

torre de menagem do Castelo de Palmela ...

* Victor Nogueira

... ao longo dos anos



foto victor nogueira - Castelo de Palmela - foto em 2013 - Torre de menagem, cisterna e Igreja de Santa Maria do Castelo - PHOTO-REPORTAGENS   em Palmela e  photoandando pela vila de palmela

Desta torre se avistam vastos horizontes em redor, incluindo Lisboa e Setúbal, Foi no alto das torres do Castelo de Palmela que o Condestável D. Nuno Álvares Pereira, após a vitória na batalha dos Atoleiros (1384), acendeu grandes fogueiras para alertar o Mestre de Avis da sua aproximação, o que, de acordo com o cronista causou grande regozijo entre os sitiados (Fernão Lopes. Crónica de D. João I).




Castelo com a torre de menagem, muralhas da Vila, Igreja de Santiago e Convento da Ordem Militar de Santiago (actual Pousada)






Torre de menagem e ruínas da Igreja de Santa Maria do Castelo, arrasada pelo terramoto de 1755





FOTOS EM 1997, 2001, 2013, 2017 ...

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



foto in http://minhadega.com.br/cronicas/a-historia-do-moscatel-de-setubal/ 




foto in http://retratosdeportugal.blogspot.pt/2011/08/palmela-castelo.html


foto in http://www.cm-palmela.pt/pages/1350



Sem comentários: