Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 18 de fevereiro de 2017

Exposição "Júlio e o Modernismo"












Mulher das camélias - 1934





Sobre a cidade (On the city) - 1931




















O menino e a ave - 1935


fotos em 2016.11.06

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~



~
25 novembro 2015

[Inaugurada a] 27 de novembro, (...) a Galeria Julio / Centro de Estudos Julio - Saul Dias, um espaço inteiramente dedicado a Julio Saúl Dias, decorrente da enorme generosidade e filantropia do saudoso Eng. José Alberto Reis Pereira, seu filho, ao doar ao Município de Vila do Conde parte significativa da obra artística de seu pai, figura maior do modernismo em Portugal. Com a criação deste espaço, onde em permanência se trabalhará e divulgará a vida e a obra de tão emblemática personalidade das artes – Julio na pintura e Saúl Dias na obra poética -, Vila do Conde potenciará a promoção da sua vastíssima produção artística colocando-a no local que lhe é merecido.

A abertura da Galeria Julio simboliza pois a entrega do legado do Eng. José Alberto ao Município de Vila do Conde e dá a conhecer (e dará ao longo do tempo) essa vasta coleção: óleos, desenhos, documentação e biblioteca de Julio Saúl Dias que a partir de agora passarão a estar acessíveis ao grande público concretizando assim um desejo há muito existente e pelo qual a Câmara Municipal de Vila do Conde muito seriamente se empenhou em concretizar, ao dedicar a Julio Saúl Dias um espaço próprio e de excelência.

A abertura deste espaço acontece com a inauguração da exposição de pintura “Julio”, que contempla 29 obras (a maioria será exposta pela primeira vez na nossa cidade e é proveniente do legado instituído pelo Eng. José Alberto) e a projeção do filme “As pinturas do meu irmão Julio” de Manoel de Oliveira, cedido pela Cinemateca Portuguesa. Em paralelo apresentamos ainda a exposição “A Velha Casa” – inspirada num extraordinário romance de José de Régio – onde encontramos uma visão contemporânea de três jovens fotógrafos internacionais, da casa onde Julio viveu, simbolizando uma abordagem que procuraremos concretizar: a proximidade de Julio à contemporaneidade, mas também aos seus contemporâneos. Também neste dia será apresentada a edição “Julio”. A direção artística da Galeria Julio / Centro de Estudos Julio - Saúl Dias é da responsabilidade do Prof. Doutor Bernardo Pinto de Almeida, professor catedrático da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e um especialista da obra de Julio Saúl Dias.

A Galeria Julio / Centro de Estudos Julio Saúl Dias localiza-se no edifício do Solar de S. Sebastião – Centro de Memória de Vila do Conde.

http://www.cm-viladoconde.pt/frontoffice/pages/655?news_id=2617



Júlio - Burguês e prostituta - 1931



Júlio - Músicos e mulheres no espaço - 1925


Júlio - Sem título - 1939

https://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BAlio_Maria_dos_Reis_Pereira



Sem comentários: